Page 119 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 119

Etapa 5: Você precisa da Loteria Cívica?
Quem deve estar envolvido?
Há um papel para as vozes ativas em diferentes tipos de envolvimento, especialmente ao explorar a natureza exata de um problema. Há também o papel de uma amostra representativa da comunidade contribuir para a tomada de decisão. Pense em ambos desde o início.
Os governos ouvem inevitavelmente as vozes mais barulhentas que insistem em serem ouvidas. Em contrapartida, a sociedade confia 12 pessoas selecionadas aleatoriamente em um júri criminal para avaliar evidências, discutir suas opiniões e chegar a uma recomendação de consenso, porque a seleção aleatória gera "pessoas como nós". A seleção aleatória é um processo que vai além do enfurecido e do articulado, porque o público os perceberia como tendenciosos.
A seleção aleatória pode não se adequar a todas as formas de envolvimento ou tomada de decisão. Fundamentalmente, melhora a confiança da comunidade em uma decisão, mas às vezes o que dificulta a decisão não é a confiança na decisão, mas o acordo entre as duas partes. Isso significa que você deve considerar se exige ou não uma amostra representativa da comunidade para ir além das vozes regulares ou contribuir com um tipo diferente de legitimidade ou autenticidade para uma decisão.
Algumas alternativas à seleção aleatória incluem:
• Misturado - Organizar um grupo misto, convidando as principais partes interessadas de ambos os lados de uma decisão para o processo, dando a eles um número definido de vagas no grupo de participantes.
• Auto-selecionado - Ao permitir que os participantes selecionem abertamente sua participação, isso melhora a inclusão de um processo, mas aumenta o risco de ter vozes mais ativas na sala.
 117
   

























































































   117   118   119   120   121