Page 158 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 158
156
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
Etapa 6: Supervisão
A supervisão e operação de um processo deliberativo geralmente são realizadas por um órgão independente. Às vezes, isso é distinto da equipe de facilitação de agir como uma fonte verdadeiramente independente de escrutínio (pode-se ver que os facilitadores contratados ou os profissionais de engajamento na comunidade estão produzindo resultados devido à maneira como são pagos para concluir uma tarefa - embora isso geralmente não seja o caso, é a percepção e a maneira como ela mina a confiança que importa). Isso depende da escala do projeto. Grandes decisões públicas estarão sujeitas a um exame mais rigoroso, às vezes exigindo supervisão independente.
Quem está assumindo o controle operacional do processo é responsável pela entrega do projeto do início ao fim. Isso é propriedade de tudo neste manual, de capa a capa.
1Isso exige que a organização desempenhe dois papéis: Atuar como intermediário entre os participantes e o governo para
2 manter a integridade do processo e a confiança dos participantes. Gerenciar as expectativas do governo entre os resultados desejados
e o resultado do processo.
O papel de supervisão é basicamente sobre: a. Neutralidade
b. Cidadãos que possuem o processo
Isso pode ser realizado por uma universidade, um juiz ou uma organização independente. O papel deve ter como foco principal a transparência e procurar construir confiança na integridade do processo para qualquer observador externo.