Page 168 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 168

 166
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
Nem tudo precisa de facilitação. Pesquisas, on-line e outras formas de envolvimento são todos processos auto-explicativos. Você se beneficiará de ter uma equipe de facilitação para ajudá-lo na produção deles, se o resultado de sua pesquisa for uma contribuição para uma deliberação mais longa.
As reuniões da prefeitura se beneficiam muito da facilitação. O papel do facilitador aqui é manter a reunião nos trilhos para os objetivos originalmente estabelecidos (ver capítulo 4.2). Sem um facilitador, esses tipos de reuniões podem se tornar improdutivos ou criar seus próprios novos problemas. No formato de assembléia de cidadãos, onde a ênfase está em ajudar os grupos a concordar e concluir tarefas em conjunto, isso é ainda mais importante. Este é o foco desta seção.
A facilitação é um dos aspectos mais importantes de qualquer processo deliberativo. Envolve a gestão de tudo o que acontece “dentro da sala”, coesão do grupo, assistência com o pensamento crítico (em vez de uma simples troca de opiniões) e a conclusão da tarefa. A equipe de facilitação é responsável por selecionar uma seleção de pessoas comuns, geralmente com apenas um entendimento básico sobre um tópico, por meio de uma experiência compartilhada de aprendizado liderada pelo cidadão, para tomar decisões em conjunto que moldarão o futuro de sua comunidade e fazê-lo de maneira maneira neutra e não líder. É tão difícil quanto parece.
Existem muitos fatores importantes a serem considerados aqui.
 




























































































   166   167   168   169   170