Page 174 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 174
172
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
4 Processo de tomada de decisão
No início, o facilitador também deve ser muito claro sobre o processo de tomada de decisão. Os processos deliberativos podem variar no limite que eles usam para que uma recomendação seja “acordada” - 80% de concordância na sala é um limite comum. Ele captura amplo apoio e, ao mesmo tempo, permite algumas divergências, observando que o grupo precisa encontrar um equilíbrio entre fazer recomendações com as quais todos possam concordar e encontrar compromissos onde puderem.
5Construção de relacionamento e trabalho em grupo - apresentações, estilos sociais, preconceitos e pensamento crítico
Depois de explicar como o projeto se desenrolará, é hora de começar os exercícios de introdução que apresentam os participantes uns aos outros. Essas são atividades projetadas para levar as pessoas a se conhecerem, mas também para dar a elas uma noção de quem da comunidade está na sala. Existem algumas atividades principais aqui.
O primeiro é ter todos em pé e fazer com que a sala divida em diferentes demografias. Você pode primeiro pedir que eles se dividam por faixas etárias, depois voltem juntos e se dividam por onde vivem. A natureza visual de tê-los em pé e formar seus grupos significa que as pessoas podem ver claramente que há uma mistura de pessoas comuns na sala. Eles podem ser informados de que esse é o caso, mas ver a diversidade e como as pessoas se misturam entre os grupos conta uma história clara.
O segundo é introduzir a ideia de que pessoas diferentes se comportam de maneira diferente em situações sociais.