Page 208 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 208
206
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
Ireland
O colapso financeiro da Irlanda em 2008 causou raiva pelas falhas nos sistemas políticos. Ao longo de 2011, uma época em que as pessoas se sentiam à deriva e desconectadas do poder, um grupo de cientistas políticos estabeleceu o We the Citizens. Esse projeto resultou na primeira assembléia nacional de cidadãos da Irlanda em junho de 2011. Isso provou a capacidade de todos os cidadãos irlandeses de ponderar decisões complexas de troca e alcançar um terreno comum.
Imediatamente após o We the Citizens, o governo irlandês estabeleceu a Convenção Constitucional da Irlanda (ICC). O TPI contou com 100 membros (66 cidadãos selecionados aleatoriamente, 33 políticos de nível nacional e um presidente independente nomeado pelo governo) que se reuniram por 10 fins de semana durante um período de 14 meses. As deliberações do TPI levaram a um referendo nacional sobre igualdade de casamento, com a Irlanda se tornando o primeiro país a endossar tal medida pelo voto popular.
O sucesso amplamente apoiado do TPI levou ao estabelecimento da Assembléia dos Cidadãos Irlandeses (ICA). A ACI era composta por 99 cidadãos selecionados aleatoriamente e uma cadeira independente. Isso levou a importantes resultados de políticas e mudanças constitucionais, incluindo o referendo nacional sobre a lei do aborto.
A Irlanda demonstrou o papel complementar que os minipúblicos deliberativos podem desempenhar na resolução de questões desafiadoras.