Page 52 - Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections_Portuguese
P. 52
50
A Project of the UN Democracy Fund (UNDEF)
Isso é boa política e boa política.
Para países com o sistema de júri, o júri tende a ser uma instituição confiável - portanto, a seleção aleatória explora essa confiança. Mesmo sem isso, as pessoas confiam em sorteios aleatórios em loterias e competições esportivas como algo muito difícil de enganar.
O mais importante é o resultado: em vez de elites e vozes altamente ativistas serem os únicos donos de uma decisão, a seleção aleatória traz os interessados casualmente para a decisão.
Sua voz calma compartilhando o que aprenderam quase sempre está faltando hoje.
Encontrar uma maneira de enfrentar os desafios que toda comunidade enfrenta envolve a tomada de decisões complexas que vão além da opinião pública e da lista de desejos. Uma compreensão mais informada dos desafios e oportunidades pode expor qual o nível de tolerância que os residentes têm em relação a mudanças na comunidade local. O desafio é ouvir de toda a gama de membros da comunidade, partes interessadas e gerações, não apenas os grupos de interesse especiais ou vozes barulhentas e ativas dentro da comunidade.
Quando a comunidade vê ‘pessoas como eu’ participando de exercícios de co-decisão de alto nível, é muito mais provável que confiem nas decisões complexas de troca que precisam ser tomadas. Isso capacita os atores políticos representativos tradicionais a apresentar soluções para problemas políticos complexos ou controversos. Complementa o seu papel de forma a melhorar o processo democrático de forma ampla e significativa.