Page 102 - Livro Adeia
P. 102

                Traziam uma forte carga psicoló- gica, gerada por toda essa realidade, e mais forte ainda, pela perda dos próprios pais ou de outros elos fami- liares, com evidentes consequências emocionaisepsicológicas:sentimen- to de perda, de insegurança, de desa- mor, medo, carência afetiva, baixa autoestima,atéderevoltaeagressivi- dade e ainda outras vulnerabilidades, como a desnutrição, com prejuízo no desenvolvimento físico, mental e de aprendizagem.
Ao longo de sua existência a Aldeia Infantil SOS acolheu um universo de 165 crianças. Entretanto, nem todas eram compatíveis com a realidade da Instituição, exigiam atendimento diferenciado, para o qual a Aldeia Infantil não estava preparada, obri- gando-a a reencaminhar estas crian- ças para o então Juizado de Menores. Algumas não se adaptaram, vieram com idade acima dos 7 anos, [as crianças poderiam ser acolhidas com mais de 7 anos se tivessem irmãos menores acolhidos também], outras apresentavam quadro grave de doenças mentais. Destas, somaram 13 crianças que permaneceram porpoucotemponaAldeiaInfantil.
Mais adiante acolhemos 12 meni- nos de outra instituição, que encer- rou suas atividades – a Associação Maisonave.
As dificuldades das crianças na aprendizagem formal motivaram ainda mais os dirigentes da Aldeia para a criação de escola própria, certamente não desmerecendo a escola pública, mas porque podería- mos adotar métodos reconhecidos como mais eficazes e indicados para a realidade específica. Conscientes, entretanto, da importância de convi- verem com outras crianças, acolhe- mos na escola própria crianças da comunidade em geral, ensejando-se assim o encontro, beneficiando todas as crianças. Só nas séries mais adiantadas do Ensino Fundamental, poderiam os adolescentes estudar em escolas públicas, mesmo assim tivemos quatro crianças que não se alfabetizaram, apesar do acompa- nhamento recebido de profissionais da área da Educação e da Saúde [pedagogos, psicólogos, neurologis- tas],emclínicasespecializadas,em espaços da comunidade.
O atendimento fundamentado na família, entendendo-se como
 102 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO





























































































   100   101   102   103   104