Page 52 - Livro Adeia
P. 52

                O centro recebeu o nome do pai do fundador da Aldeia, fazendo-lhe, desta forma, uma carinhosa home- nagem. O senhor Adjuto Rodrigues Ferreira era uma pessoa apaixonada pela natureza e especialmente pelas flores! Ele era o autor dos canteiros de flores a embelezar os espaços da Instituição; havia muitas margari- das brancas, roseiras e amores-per- feitos. Além das flores, das árvores ornamentais, tivemos as frutíferas: laranjeiras, bergamoteiras, abacatei- ros, butiazeiros, pereiras, mamoei- ros, limoeiros, parreirais e macieiras. Tínhamos apiários e o mais curioso – o apicultor era o senhor Aldo, que se preparava para mexer com as abe- lhas e recolher o mel para as crianças. Houve tentativas de criação de ani- mais, chegamos a ter vacas com seus terneiros. Nossas crianças conhece- ram o leite in natura. Ainda falando da experiência com animais, havia alguns cabritos, porcos e coelhos, mas a atividade não deu certo, pois exigiu pessoas preparadas e infra estrutura física adequada.
Mais tarde, este centro passou a chamar-se Centro Agropecuário Francisco de Assis. O centro como tal
não teve continuidade, entretanto, as atividades ligadas à terra conti- nuaram no contexto da Instituição e presentemente na visão da susten- tabilidade. Nos dias atuais, temos um projeto que está viabilizando uma horta equipada com uma gran- de estufa, para o plantio e cultivo de legumes, hortaliças e frutos, com a participação, em todas as fases de produção, das crianças e dos adolescentes. O projeto está encan- tando as crianças e sensibilizando educadores, gestores e parceiros. O projeto que envolveu a criação da estufa foi financiado pelo governo do estado através da Secretaria do Desenvolvimento Social.
Casa da Juventude Alcina Taborda Garcia
O nome presta homenagem a uma destacada evangelizadora de jovens do movimento espírita gaúcho. Esta instituição tinha o formato de uma grande família, com capacidade para até 60 jovens. Eles chegavam a esta casa após os 14 anos.
Estavam previstas duas unida- des, para o gênero masculino e feminino.
 52 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO




























































































   50   51   52   53   54