Page 54 - Livro Adeia
P. 54

                Entretanto, só foi construí- da a unidade masculina. As jovens ocuparam uma das casas-lares. E assim os jovens permaneciam nestas casas até a emancipação. A Casa da Juventude foi fundada em 15 de setembro de 1983, doada por Carlos Albino Sperb. Sua neta, Zélia Beatriz Sperb, arquiteta, foi a respon- sável pelo projeto, tendo se ligado à Instituição com muita dedicação e carinho por bastante tempo.
Posteriormente, o predio da Casa da Juventude precisou de uma refor- ma muito grande, exigindo verba expressiva. Desta vez, apresentamos o projeto Construindo um Pilar para a Cidadania, já aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA], ao Grupo Gerdau, através o Funcrian- ça, pois já estávamos na fase da Instituição reordenada. Importantes doações chegaram, mas não foram suficientes. Até que fomos visitados pelos representantes do Banco Itaú, com a possibilidade de sermos esco- lhidos para recebermos ajuda. Nosso projeto foi aprovado por eles e, pelo Funcriança, recebemos a doação, que permitiu a finalização das obras
de reforma do prédio, agregando ainda outros apoios: Fundação do Bem,ZONDesigneoutrasempresas, estas sob a motivação dos arquite- tos Beatris Scomazzon e Rodrigo Buglioni, que foram os protagonistas das obras de reforma definitiva do prédio. Esta casa, agora reformada, com capacidade para acolher 200 educandos em dois turnos, acolhe as crianças e os adolescentes de dois programas da nova proposta de atendimento.
Fraternidata –
Escola de Informática Sediada na av. Wenceslau Escobar, no bairro Tristeza, em edifício de propriedade da Fraternidade Cris- tã Espírita, mantenedora da Aldeia, doado pelo juiz Genuino Fachim, quando ele era vice-presidente da Instituição. Esta escola funcionou de meados de 1990 até o final de 2005, contemplando um universo de 1.500 alunos: educandos da Aldeia da Fraternidade e jovens da comunidade externa, esses, mediante pagamento diferenciado em relação ao mercado, e assim a escola funcionava sem custos para a mantenedora.
 54 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO





























































































   52   53   54   55   56