Page 58 - Livro Adeia
P. 58

                vimento institucional. Referidos Órgãos possuíam infraestrutura própria, foram contemplados com um prédio doado pelo Lions Porto Alegre Teresópolis. Integravam o Departamento de Assistência Técnica um profissional em Serviço Social e estagiários de Serviço Social, Médicos, Odontólogos, Psicólogos e estagiários de Psicologia; havia também uma Farmácia que funcio- nava sob a responsabilidade dos médicos.
Destacamos nessas memórias a atuação do Serviço Social, pelo seu envolvimento desde o início da Aldeia Infantil e sua importância na vida das crianças, direta ou indiretamente. O Serviço Social iniciou atividades em 1971, quando da minha forma- ção acadêmica. Até este momento, trabalhei com os conhecimentos que vinha adquirindo na faculdade; e assim recebemos as primeiras crian- ças. Posteriormente, passei a atuar como assistente social, cuidando das questões relacionadas à missão da Aldeia – atender crianças e adoles- centes em situação de abandono.
O primeiro momento das crian- ças na Aldeia era acompanhado
pela assistente social, que recebia as crianças ou as buscava nas institui- ções onde estivessem e as entre- gava aos cuidados da família SOS. A chegada e a recepção eram momentos importantes na vida das crianças; a partir dali uma nova vida se descortinava para cada uma delas, cujas memórias seriam guar- dadas para a vida toda. O Serviço Social fazia a interface com o então Juizado de Menores, participando do estudo social dos casos, na perspec- tiva de legitimar o encaminhamento das crianças para a Aldeia Infantil. Coordenava a formação continuada das mães e tias SOS, recursos huma- nos responsáveis pela educação e cuidado das crianças. Cabia também à assistente social facilitar as rela- ções interpessoais entre o grupo de colaboradores internos, fortale- cendo a construção de vínculos e pertencimento, importantes para despertar o compromisso de todos com a causa da Instituição. Realizava a interface com os recursos sociais da comunidade, buscando o atendi- mento das necessidades das crianças e dos jovens em diferentes áreas: educação formal, profissionalização,
 58 Aldeia Infantil Brasileira Tipo SOS | O LEGADO






























































































   56   57   58   59   60