Page 13 - Demo
P. 13

17
S O S Manutenção
Passo a passo acerto do perfil de tinta.
13
Equilíbrio:
Com o tinteiro carregado primeiramente deixamos o tinteiro totalmente fechado, em seguida ajustamos os parafusos reguladores para formar um leve filme de tinta uniforme que percorrrerá todo o sistema de entintagem. Assim começaremos nossos ajustes partindo de uma variável conhecida.
Acerto do perfil para áreas de traço:
Para as áreas do trabalho onde os grafismos a traço predominam, deve-se regular o tinteiro para que esse forneça uma carga media/baixa de tinta. (25%)
Acerto do perfil para as áreas de meio tom:
Para as áreas do trabalho onde os grafismos de meio tom predominam, deve-se regular o tinteiro para que esse forneça uma carga media de tinta. (50%)
Acerto do perfil para as áreas de chapado:
Para as áreas do trabalho onde os grafismos chapados predominam, deve-se regular o tinteiro para que esse forneça uma carga alta de tinta (100%). Isso proporcionará uma cobertura consistente das áreas e evitará que falte tinta no sistema.
Importante:
Tão importante quanto um perfeito acerto de perfil de tinteiro para a formação de um filme de tinta equilibrado, é a transferência dessa tinta para a chapa. Os elementos responsáveis por esse transporte são os rolos entintadores que compõem o sistema de entintagem. Sendo assim, é fundamental que esses rolos estejam em boas condições de uso e conservação e, sobretudo, regulados entre si. Essa regulagem é feita aferindo-se a pressão entre esses rolos e entre os rolos entintadores e a chapa. Essa aferição é realizada medindo-se a faixa de contato entre os rolos e entre rolos e chapas. Veja:


































































































   11   12   13   14   15