Page 9 - Demo
P. 9

13
S O S Manutenção   9
Passo a passo
da regulagem
da pressão de contato.
Por ser um processo indireto de impressão, o suporte não entra em contato com a matriz. Ao invés disso a imagem é transferida para a blanqueta que, só então, a transfere para o suporte.
Para que a transferência dessa imagem seja perfeita, é necessário, entre outras coisas, o ajuste da pressão de contato entre a blanqueta e o cilindro contra pressão.
A Catu Set 660 tem como parâmetro de fábrica 0,10mm de
pressão aliviada entre a blanqueta e o cilindro contra
pressão. Sendo assim, sempre que se for imprimir um
suporte com espessura diferente de 0,10mm, a pressão de
contato deverá ser ajustada.
Para um suporte de 0,15mm de espessura, a pressão deve
ser aliviada 0,05mm, pois 0,10mm de padrão da máquina +
0,05mm = 0,15mm
O ajuste:
Vamos tomar como exemplo uma situação onde o suporte a ser impresso tem espessura igual a 0,35mm. O impressor ciente de que a máquina já tem 0,10mm de pressão aliviada, ajustará a pressão de contato levando o ponteiro da escala apenas até 0,25mm, como podemos ver na foto A.
B
A
Os controles de regulagem da pressão de contato são de fácil acesso. Eles ficam localizados nos painéis laterais da impressora (vide foto B), tanto do lado motor quanto do lado operador. Trata-se de um parafuso sextavado onde se lê: PRESSÃO. É necessário que a regulagem seja efetuada dos dois lados e com os mesmos valores sempre.
Pressão de Contato
O grupo impressor é formado por 3 cilindros, são eles: o porta chapa, o porta blanqueta e o contra pressão. A regulagem da pressão de contato é realizada entre dois desses cilindros, veja:


































































































   7   8   9   10   11