Page 77 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 77

E uentes
Há investimentos constantes no aprimoramento das Estações de Tratamento de E uentes, de forma a manter a média de e ciência global de remoção de carga orgânica (Demanda Bioquímica de Oxi- gênio – DBO) acima de 85% (a legislação nacional exige 80%).
Todas as unidades da Minerva realizam tratamento de e uentes primário e secundário. Os e uentes lí- quidos, dispensados nas operações, são submetidos a tratamentos físicos, químicos e biológicos, pas- sando, em seguida, por monitoramento por amos- tragem para a veri cação da e cácia do sistema e identi cação de pontos de melhoria. Em algumas unidades, esses e uentes são utilizados para irriga- ção – razão pela qual é feito o monitoramento do solo, das águas subterrâneas e corpos hídricos recep- tores da água gerada nas operações, de acordo com as exigências das licenças ambientais.
(Veja mais informações sobre o desempenho do in- dicador de e uentes no Anexo de Indicadores GRI.)
Resíduos
Os resíduos sólidos são tratados de forma ambien- talmente adequada por meio do Programa de Ge- renciamento de Resíduos Sólidos Industriais. As atividades resultam no descarte de várias categorias, sendo que cada uma delas tem destinação especí ca para que possa ser reaproveitada, eliminada ou des- contaminada, a  m de potencializar o uso sustentá- vel. G4-EN23
75


































































































   75   76   77   78   79