Page 79 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 79

Consumo de energia elétrica e intensidade energética G4-EN3 | G4-EN5
2016
Total Consumo (GJ) 516.512,59
Taxa Intensidade Energética (GJ/kg desossado) 0,0018
2015
691.655,00
0,0017
2016/2015
-25,32%
4,12%
Nota: os indicadores de anos anteriores (2015) contemplavam Paraguai e Uruguai, causando, então, diferenças. Em 2016, foram alterados, expressan- do somente as unidades do Brasil. Quanto à Taxa de Intensidade Energética por kg de produto desossado, considera apenas unidades e consumos dos sites ativos.
A Minerva Foods dispõe de um Plano Estratégico de E ciência Energética para avaliar seu desem- penho e desenvolver ações para a melhoria do uso do insumo em algumas unidades. Boa parte das ações está relacionada à e ciência da cadeia de frio (processo de concepção, armazenamento e trans- porte do produto, preservando todas as condições de refrigeração e garantindo a sua conservação),
indispensável às atividades da Companhia.
Em parceria com a Gerência-executiva de En- genharia e Manutenção, responsável pelas ações operacionais de e ciência, os investimentos para 2017 foram planejados com base nos principais aspectos considerados pelo plano, potencializan- do assim a assertividade das ações.
Minerva Energia
Depois do boi, a energia elétrica é o principal insumo da Minerva Foods. Visando um maior controle e gestão sobre os custos relativos a esse insumo, a Companhia criou uma área de negó- cio responsável pela identi cação de oportuni- dades de redução de gastos e mitigação de riscos relevantes do mercado de energia elétrica.
O resultado dessa ação foi a constituição da em- presa Minerva Energia, que começou a operar em 2016 e tem como principais atividades o mo- nitoramento do consumo de energia elétrica do Grupo, a gestão de contratos de fornecimento e análise de investimentos na área e a exploração de oportunidades de negócios no mercado de energia elétrica com parceiros comerciais.
Em 2016, a Minerva Energia analisou contra- tos em vigor e ajustou todas as contratações de
energia elétrica do Grupo, obtendo economia signi cativa. A área também gerou valor para a Minerva Foods por meio da venda de energia elétrica para empresas terceiras que mantêm algum tipo de relacionamento comercial, es- treitando e fortalecendo ainda mais a parceria. Em 2017, a estratégia de prospecção de negó- cios com parceiros estratégicos da Minerva Foods na área de energia terá continuidade, com eventual prestação de serviços para clien- tes, especialmente aqueles que não possuem estrutura so sticada de gestão de energia elé- trica. Além disso, estão previstas análises de projetos de geração de energia para autopro- dução, ou seja, investimentos para atendi- mento interno. Dessa forma, será promovida a diversi cação da matriz de contratação da Companhia, replicando inclusive esse mode- lo de negócio para unidades internacionais, como por exemplo a Colômbia.
77


































































































   77   78   79   80   81