Page 176 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 176

            MATÉRIA E ENERGIA
Tudo aquilo que podemos movi- mentar de um lugar para outro, pesar, segurar ou suspender, é o que compre- endemos como matéria. As proprieda- des associadas à matéria, bem como a sua transformação, são objetos de estu- do da química. A definição precisa e ela- borada de matéria evocaria conceitos avançados de física - partículas elemen- tares - e, portanto, assumiremos que a matéria é tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. A matéria pode ser descrita a partir de substâncias e mis- turas, como vimos no capítulo 8. Defi- nimos, no momento, que uma substân- cia representa a forma mais simples da matéria, enquanto que as misturas são combinações de diferentes substâncias e podem dar origem a soluções, mate- riais, etc.
A matéria e seus desdobramen- tos podem existir em diferentes formas e estados de agregação. Os três estados mais comuns, por serem os mais está- veis e, portanto, os que são encontrados na natureza, são: o estado sólido, que possui forma e volume invariáveis, o es- tado líquido, que possui forma variável e volume invariável e, por fim, o estado gasoso, que apresenta forma e volume variáveis. Aqui, vale trazer a definição do que é o vapor, o termo indica uma substância, normalmente sólida ou lí- quida, que se encontra no estado gaso- so. Ao apontarmos que estado normal dessa substância é sólido ou líquido, in- dicamos que este é o estado mais está- vel do composto à temperatura ambien- te e que, a sua mudança para o estado gasoso, é provocada por alterações nas condições do meio em que se encontra.
https://olharquimico.com/2020/02/21/exercicios-sobre- -estados-fisicos-agregacao-e-transformacoes-da-materia/
Capítulo 9 - Propriedade da Matéria
É possível perceber que para di- ferentes estados de agregação, teremos diferentes formas de organização da matéria, como é o caso da água nos três estados físicos acima. No estado sólido, as moléculas de água apresentam um maior grau de organização e, portanto, um menor grau de energia. No estado gasoso as moléculas apresentam um alto valor energético, não apresentam interações entre si e estão completa- mente desorganizadas, o estado líqui- do é um intermediário entre o sólido e o gasoso. É importante frisar que no estado sólido, apesar da grande organi- zação, os átomos não estão estáticos e são capazes de se mover sem alterar a configuração do material.
PROPRIEDADES FÍSICAS DA MATÉRIA
   Um dos propósitos de estudo da química é entender intimamente a matéria. Para tanto, precisamos falar sobre as características dessa matéria, que são descritas pelas propriedades. As propriedades da matéria, por sua vez, podem ser divididas em proprieda- des químicas e físicas e são estas pro- priedades que falam sobre as caracte- rísticas da matéria. As propriedades químicas fazem referência à capacidade de uma substância em transformar-se, enquanto que as propriedades físicas são características observáveis ou men- suráveis, que não interferem na identi- dade da substância.
Ao falarmos em propriedades físicas da matéria, precisamos falar na forma utilizada para mensurá-las. Para isso, foi realizado um acordo interna- cional que resultou no que conhecemos hoje como Sistema Internacional (SI), que é um sistema métrico utilizado para definir sete unidades básicas que são utilizadas para expressar todas as quantidades físicas. Elas estão descritas na tabela abaixo.
      174
        QUIMICA v2.indd 174
10/05/2021 08:22
        






















































































   174   175   176   177   178