Page 177 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 177

            Grandeza
Comprimento
Massa
Tempo
Corrente Elétrica
Temperatura
Quantidade de Substância
Intensidade Luminosa
Unidade Simbolo
Metro m Quilograma kg
Segundo s ampére A Kelvin K
mol mol candela cd
Nessa propriedade, dividimos a massa da amostra pelo volume total da amostra, sendo esses parâmetros duas propriedades que descrevem a dimensão desta amostra. A densida- de caracteriza a amostra, pois é criada uma proporção entre massa e volume, que é única para o material analisado e não depende da quantidade de mate- rial; ou seja, 500 g de amostra apresen- tarão a mesma densidade que 250 g de amostra. Com isto, queremos dizer que quando a massa é reduzida pela meta- de, seu volume também será, portanto não teremos alteração na proporção en- tre os dois.
Capítulo 9 - Propriedade da Matéria
                            As propriedades físicas podem, ainda, ser divididas em duas categorias: extensivas e intensivas. As proprieda- des extensivas descrevem a extensão da amostra, ou seja, suas dimensões no espaço, o seu tamanho. O volume é um exemplo de uma propriedade extensi- va, uma vez que 1 kg de água irá ocu- par o dobro do espaço que 500 g ocu- paria. Enquanto isso, uma propriedade intensiva, não depende do tamanho da amostra, um exemplo é a temperatura. Poderia ser medida a temperatura em 1 kgdeáguaouem500gdeáguaque,se em mesmas condições, o valor seria o mesmo.
• Propriedades extensivas: massa (kg), volume (m3), quantidade de ma- téria (mol).
• Propriedades intensivas: tempe- ratura (K), pressão (Pa), ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade (g.cm-3), cor, odor, sabor, textura, brilho.
Diante de suas grandezas, é pos- sível notar que as propriedades intensi- vas são aquelas que usamos para dife- renciar os materiais, quer seja pela sua densidade, quer seja pela sua cor. Em outras palavras, elas caracterizam os materiais e não só lhes atribuem dimen- são. Quando pensamos na água, pode- mos distingui-la de outras substâncias a partir dessas características: ponto de ebulição (100oC), ponto de fusão (0oC) e densidade (1,00 g.cm-3), todas medi- das a 25oC e 1 atm. Dentre essas pro- priedades, vamos destacar a densidade, que é o resultado de duas propriedades extensivas:
Densidade = massa / volume Ou
D = m/v
Ao analisarmos as propriedades físicas da matéria, precisamos lembrar que muitas delas dependem de duas variáveis de estado: a temperatura e a pressão. Isso quer dizer que um mesmo material pode apresentar variação no seu volume, por exemplo, quando men- surado em diferentes temperaturas (ca- pacidade de expandir) ou em diferentes pressões (capacidade de comprimir).
PRECISÃO, ACURÁCIA E ERRO
A medida das propriedades de um material devem ser realizadas con- siderando três parâmetros importan- tes: a precisão, a acurácia e o erro. A precisão de uma medida transparece na quantidade de algarismos significa- tivos que aparecem no resultado, bem como na proximidade dos resultados em questão (a medida deve ser realiza- da mais de uma vez). A acurácia de uma medida é observada quando compara- mos o valor médio dessas medidas com o valor real. A figura a seguir ilustra es- ses dois parâmetros.
https://medium.com/as-m%C3%A1quinas-que-pen- sam/m%C3%A9tricas-comuns-em-machine-learning-co- mo-analisar-a-qualidade-de-chat-bots-inteligentes-intro- du-57ff30424192
       175
        QUIMICA v2.indd 175
10/05/2021 08:22
        







































































   175   176   177   178   179