Page 211 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 211

            REAÇÕES QUÍMICAS
A nossa respiração, a produção de plásticos a partir do petróleo e a fo- tossíntese são resultado de reações quí- micas, processos nos quais uma ou mais substâncias são convertidas em outras substâncias, ou seja, são transforma- ções íntimas da matéria, com mudança na composição das espécies envolvidas. Em uma reação química, temos que os materiais iniciais são chamados de rea- gentes e, após a transformação, os ma- teriais formados são chamados de pro- dutos.
Representação das Reações Quí- micas
Uma reação química é represen- tada por uma seta entre os reagentes e os produtos:
Reagentes → Produtos
O ácido clorídrico, por exemplo, é um ácido forte e volátil, que reage vi- gorosamente com o alumínio, um metal mole e brilhante. Quando uma deter- minada quantidade desse ácido entra em contato com o alumínio, a reação é instantânea, com formação de gás hi- drogênio e cloreto de alumínio, que se deposita no fundo do recipiente. Essa reação pode ser descrita da seguinte forma:
Ácido clorídrico + Alumínio → Cloreto de Alumínio + Gás hidrogênio
E, podemos resumir a reação descrita a partir das fórmulas químicas das substâncias envolvidas. Assim, te- remos:
HCl+Al→AlCl3 +H2
A forma como a reação foi ex- pressa é conhecida como equação sim- plificada, uma vez que mostra somen- te o essencial para ilustrar uma reação química, ou seja, as fórmulas químicas dos reagentes e dos produtos. Ao falar- mos em equação simplificada, devemos compreender que aqui temos um resu- mo qualitativo do que acontece em uma reação.
Capítulo 11 - Reações Químicas
As reações químicas também po- dem ser descritas quantitativamente, quando se leva em consideração que os átomos não podem ser destruídos e nem criados durante esse processo mas, sim, são rearranjados com outros elementos. Ao analisarmos a reação do ácido clorídrico com o alumínio, é pos- sível perceber que os átomos de cloro (Cl) deixam de estar associados aos áto- mos de hidrogênio (H), para se asso- ciarem ao alumínio (Al). Os subscritos presentes nas fórmulas utilizadas indi- cam quantos átomos de cada elemento está presente na constituição mínima que representa a substância em questão (fórmula química), como é o caso do gás hidrogênio (H2), o número 2 subs- crito indica que para formar essa mo- lécula são necessários dois átomos de hidrogênio. Se analisarmos a equação química novamente, é possível perce- ber que, de acordo com a representação utilizada, as quantidades de átomos de cada elemento antes da reação não está igual as quantidades de átomos de cada elemento após a reação:
HCl+Al→AlCl3 +H2
Antes da reação: H=1
Cl=1
Al=1
Após a reação: Al=1
Cl=3
H=2
Se os átomos não são destruí- dos ou criados durante uma reação, é necessário ajustar a representação uti- lizada. Esse ajuste é feito por meio de fatores numéricos que irão multiplicar as substâncias envolvidas a fim de que se tenha o mesmo número de átomos antes e depois da reação:
6HCl+2Al→2AlCl3 +3H2
Antes da reação: H=6
Cl=6
Al=2
Após a reação: Al=2
Cl=6
H=6
       209
        QUIMICA v2.indd 209
10/05/2021 08:22
         




































































   209   210   211   212   213