Page 213 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 213

            na reação e criou um aparato livre de intervenção externa (ar atmosférico), para executar a queima do mercúrio, como podemos observar abaixo:
https://issuu.com/editoraftd/docs/quimica1/40
No experimento, observamos que, quando o mercúrio é aquecido em um recipiente fechado com uma quanti- dade finita de ar atmosférico, é formado óxido de mercúrio e não é perceptível uma variação na massa do sistema. O experimento contrário também foi rea- lizado por Lavoisier, ou seja, a decom- posição térmica do óxido de mercúrio, representada pela reação a seguir:
Capítulo 11 - Reações Químicas
LEI DE PROUST OU LEI DAS PROPORÇÕES FIXAS
A Lei de Proust também é conhe- cida como lei das Proporções Constan- tes (ou Fixas) e foi elaborada por volta de 1800 por Joseph Louis Proust, um químico francês. Proust realizou expe- rimentos utilizando substâncias puras e concluiu que, independentemente do processo usado para obtê-las, a compo- sição em massa dessas substâncias era constante.
  HgO(s)→Hg(s)+O2 (g)
A conclusão de Lavoisier com
Experimento
I II
Hidrogênio (g)
10 2
Oxigênio (g) Água (V)
80 90 16 18
A partir de seus experimentos, Proust também verifica que as massas dos reagentes e dos produtos que par- ticipam da reação obedecem sempre a uma proporção constante que é carac- terística da reação, independente das quantidades dos reagentes. Toman- do a reação entre o gás hidrogênio e o gás oxigênio para a formação do vapor d’água, temos:
        esses experimentos foi além da com- provação da inexistência do Flogístico; suas observações apontaram que a re- alização de reações químicas em reci- pientes fechados estava condicionada à conservação da massa e, assim, a lei de mesmo nome foi postulada.
Qualquer amostra de água apre- sentará 88,9% de oxigênio e 11,1% em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção: 1/8. Podemos ob- servar ainda que o somatório das mas- sas dos reagentes é igual ao somatório das massas dos produtos, obedecendo a lei de Lavoisier, como era esperado. Essa lei pode ser enunciada da seguinte forma:
A proporção, em massa, dos elemen- tos que participam da composição de uma substância é sempre constante e independente do processo químico pelo qual a substância foi obtida.
Esquematicamente, temos que a lei de Proust pode ser representada da se- guinte maneira:
A+B→C+D
mA /mA’=mB /mB’=mC /mC’=mD / mD’
        Em um recipiente fechado, a quantidade de matéria permanece a mesma antes e depois do experimento, bem como a qualidade e a quantidade dos átomos de elementos presentes, sendo alterado apenas suas combina- ções.
Em termos práticos, podemos resumir a lei de Conservação das Massas com o seguinte esquema:
A+B→C+D mA +mB =mC +mD
     211
        QUIMICA v2.indd 211
10/05/2021 08:22
        







































































   211   212   213   214   215