Page 214 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 214

            LEI DE DALTON OU LEI DAS PROPORÇÕES MÚLTIPLAS
Baseado em seu modelo atômi- co, John Dalton (1766-1844) deduziu a Lei das Proporções Múltiplas, em 1803, que propõe que se dois elementos, A e B, se combinam para formar mais de um composto, as massas de B, que po- dem se combinar com a massa de A, estão na proporção de números intei- ros pequenos. Podemos ilustrar essa lei considerando as substâncias água e água oxigenada, as quais se compõem de hidrogênio e oxigênio.
Capítulo 11 - Reações Químicas
LEIS VOLUMÉTRICAS DE GAY-LUSSAC
O físico francês Joseph Louis Gay-Lussac estudava a combinação de gases e realizou vários experimentos de síntese e decomposição da água (dentre outras substâncias). Durante a análise de seus dados experimentais, pode-se notar que existia uma proporção cons- tante de volumes que reagem e que são produzidos em qualquer reação en- tre substâncias no estado, sob pressão e temperatura constantes. Observe o exemplo.
Reação Hidrogênio + Oxigênio → Água I 10 L 5 L 10 L
II 2 L 1 L 2 L II 30 L 15 L 30 L
Nesse exemplo, observa-se que a proporção constante de dois volumes de hidrogênio para um volume de oxi- gênio é mantida em todas as reações, bem como a produção de dois volu- mes de água. Esses padrões acerca das proporções dos volumes, que reagem à pressão e à temperatura constantes, ficaram conhecidos como Lei das Pro- porções Volumétricas Constantes. Essa lei pode ser enunciada da seguinte ma- neira:
Os volumes das substâncias gasosas que reagem entre si sob as mesmas condições de temperatura e pressão apresentam uma relação de propor- ção em números inteiros e pequenos.
Obs.: nas reações químicas, a soma dos volumes dos reagentes gasosos não é, necessariamente, igual à soma dos vo- lumes dos produtos gasosos na reação.
Hipótese de Avogadro
Em um artigo publicado no Journal de Physique, de Chimie et d’Historie Naturelle, Amedeo Avoga- dro (1776-1856) introduz o conceito de molécula pela primeira vez. Para Avo- gadro, as moléculas seriam formadas de pequenos agregados de átomos e esses agregados poderiam ser de ele-
               Experimento
Água
Água Oxigenada
Hidrogênio (g)
1,0 g 1,0 g
Oxigênio (g)
Proporçã0
        8,0 g 1:8 16,0 g 1:16
                Ao fixarmos a massa de hidro- gênio, percebemos que a proporção de oxigênio entre as duas substâncias é 2:1. Portanto, podemos concluir que a água oxigenada contém duas vezes mais átomos de oxigênio por átomos de hidrogênio do que a água. Portanto, podemos enunciar essa lei da seguinte forma:
Ao reagirmos uma determinada massa fixa de uma substância com diferentes massas de outra substância, formando, em cada caso, compostos variados, percebemos que as massas distintas estão relacionadas entre si por uma razão de números pequenos e inteiros.
Esquematicamente, podemos simplifi- car a lei de Dalton da seguinte maneira:
      212
        QUIMICA v2.indd 212
10/05/2021 08:22
        








































































   212   213   214   215   216