Page 233 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 233

            1 molécula de CO2 ------- 44 u
1 mol de moléculas de CO2 --------- 6,02x1023 moléculas ------- 44 g
As relações acima foram esta- belecidas utilizando dois conceitos: a massa atômica e a massa molar. A mas- sa atômica indica o valor de massa para uma molécula ou um átomo, e a mas- sa molar indica o valor de massa para um mol de moléculas, átomos ou íons. A última transformação pertinente à estequiometria é a que envolve volume. Pensando no CO2, e sabendo que este é um gás na CNTP, fala-se em volume molar:
1 mol de moléculas de CO2 -------- 22,7 L nas CNTP (P = 105 Pa)
Ou
1 mol de moléculas de CO2 ------- 22,4 L nas CNTP (P = 101325 Pa)
O domínio sobre as transforma- ções de unidades e as proporções esta- belecidas pelas Leis Ponderais é o ca- minho para a resolução dos problemas estequiométricos, que podem ser orga- nizados de acordo com os dados forne- cidos no texto.
OS PASSOS DA ESTEQUIOMETRIA
Capítulo 12 - Estequiometria
O primeiro passo para a resolu- ção de uma questão de estequiometria consiste em uma análise minuciosa da equação fornecida. É necessário saber se ela está balanceada, caso não esteja, efetuar o balanceamento:
COCl2+H2O→CO2 +2HCl Passo 2: Espécies
O segundo passo na resolução de uma questão de estequiometria con- siste na identificação das espécies que resolvem o problema. Em geral, essas espécies são citadas no enunciado (per- gunta) da questão. Nesse caso, temos como enunciado o seguinte:
 Se uma pessoa inalar 198 mg de fosgênio, qual a massa de ácido clorí- drico, em gramas, que se forma nos pulmões?
O enunciado cita, explicitamen- te, o fosgênio e o ácido clorídrico. Isso indica que deverá existir uma relação entre essas espécies químicas para re- solver a questão. Analisando a equação a partir dessa informação, podemos marcar:
 A resolução de um problema es- tequiométrico pode ser organizada por meio de 5 passos norteadores das ações para encontrar a resposta. A organi- zação das informações disponíveis no problema é um aspecto chave no suces- so de uma questão de estequiometria. Para ilustrar esse passo a passo, obser- ve a resolução do exemplo.
As outras espécies da equação não serão utilizadas durante a resolu- ção.
Passo 3: Proporção Molar
Após a identificação das es- pécies, é necessário estabelecer uma proporção molar entre elas. Essa pro- porção corresponde à razão molar, re- presentada na própria equação quími- ca. Assim, podemos dizer que:
1 mol de COCl2 ------- 2 mol de HCl
Passo 4: Unidades
Depois de estabelecer a propor- ção molar, deve-se analisar o enuncia- do em busca das unidades utilizadas e da unidade solicitada para a resposta. Assim, temos:
Se uma pessoa inalar 198 mg de fosgênio, qual a massa de ácido clorí- drico, em gramas, que se forma nos pulmões?
O enunciado apresenta um valor em miligrama e pede uma resposta em grama. Então, a relação entre as subs-
“Fosgênio, COCl2, é um gás ve- nenoso. Quando inalado, reage com a água nos pulmões para produzir ácido clorídrico (HCl), que causa graves da- nos pulmonares, levando, finalmente, à morte: por causa disso, já foi até usado como gás de guerra. A equação química dessa reação é:
COCl2 + H2O → CO2 + HCl
Se uma pessoa inalar 198 mg de fosgênio, qual a massa de ácido clorí- drico, em gramas, que se forma nos pul- mões?”
Passo 1: A equação
COCl2+H2O→CO2 +2HCl
     231
        QUIMICA v2.indd 231
10/05/2021 08:23
        



































































   231   232   233   234   235