Page 92 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 92

             Conforme já vimos nos capítulos anteriores, para que possamos com- preender os movimentos, analisamos as grandezas físicas envolvidas e sua relação com as demais. Posição, dis- tância, velocidade são exemplos de tais grandezas. No entanto, com exceção do tempo, até então não nos preocupamos em caracterizá-las de forma completa. Neste capítulo, faremos essa caracteri- zação, indo além do valor adquirido por cada uma.
GRANDEZA VETORIAL
Dividimos as grandezas físicas em Escalares e Vetoriais. Este capítulo é dedicado a conhecermos o que dife- rencia esta daquela, além de conceituá- -las. As características das grandezas vetoriais, a ferramenta utilizada para descrever tais grandezas e as operações matemáticas possíveis com essa ferra- menta.
Algumas grandezas não são completamente caracterizadas só com o valor e a sua respectiva unidade de medida. É o caso da grandeza vetorial velocidade. Suponha que, num plano hipotético, um veículo esteja se deslo- cando entre duas cidades vizinhas, por exemplo, RJ e SP, ligadas por uma es- trada retilínea e horizontal, com veloci- dade de 80 km/h. Está claro que tal va- lor se refere à velocidade. No entanto, apenas com essa informação podemos concluir para onde ele está indo? E em que direção e sentido? A resposta é não! Com isso, necessitamos, além do valor, também da direção e do sentido. Logo, a velocidade é uma grandeza vetorial.
GRANDEZA ESCALAR
Suponha ainda que o veículo - da análise anterior - tenha se deslocado 60 km em um determinado intervalo de tempo. Você faz ideia - apenas com essa informação - de qual cidade este veículo se aproximou? Além do valor mencio- nado, sabemos em que direção e sen- tido esse veículo se moveu? Não, não sabemos. Dessa forma, o deslocamento também é considerado uma grandeza vetorial.
Capítulo 8 - Grandezas Escalares e Vetoriais
  São grandezas que, uma vez identificadas, você precisa apenas do valor e da unidade de medida para ca- racterizá-las.
Portanto, podemos concluir que uma grandeza vetorial é aquela que possui um conjunto de características, são elas: o módulo (o valor e a unidade de medida), a direção e o sentido.
Imagine que eu pergunte que horas são para você. Ao me responder, você diz, por exemplo: “São 14h37min”. Ao informar-me tal valor, eu já sei o instante em que nos encontramos. Nes- se caso, observamos que o tempo é uma grandeza escalar.
A tabela abaixo traz algumas grandezas e as suas classificações.
 Grandezas Fisicas
 Escalar
  Vetorial
 Imagine agora que você me per- gunte a temperatura - neste exato mo- mento - da cidade em que eu me en- contro. Aqui no Rio de Janeiro, quando escrevo este livro, a temperatura é 26oC. Repare que apenas o valor da tempera- tura e a unidade utilizada já respondem a sua pergunta. Dessa forma, identifica- mos que a temperatura também é uma grandeza escalar.
Deslocamento
Velocidade
Aceleração
Densidade
Força
Massa
Energia
Distância
Área
Volume
Quantidade de movimento
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
      Em suma: uma grandeza escalar é aquela que apenas o valor e a unidade nos fornecem todas as informações da grandeza analisada.
          90
        FISICA v2.indd 90
10/05/2021 08:57
        

























































   90   91   92   93   94