Page 122 - Cabalá Hermética
P. 122
CABALÁ | CABALÁ HERMÉTICA | SEÇÃO 04 – MALKUTH, YESOD, HOD E NETZACH
portantes e dos segredos mais primordiais. Por isso, tanto Hermes quanto Thot sempre foram associados à magia, à teurgia cerimonial e aos conhe- cimentos mais secretos e protegidos em todas as dimensões existenciais.
Comparamos Hod à esfera do conhecimento da magia uma vez que Hermes, enquanto figura mitológica, se associa a essas práticas onde ele é descrito como um mágico habilidoso, sendo investido, pela tradição em desenvolvimento, de vários poderes adicionais, como o de prender e soltar, ligar e desligar coisas e pessoas, e de intermediar as ligações e o convívio social. Tornou-se também o deus que impedia as almas dos mortos de saírem de suas tumbas, e permitia que elas o fizessem um único dia no ano, no festival das Antestérias, para que pudessem receber as oferendas dos vivos.
Hod ainda se liga à alquimia, ciência secreta que demanda muito estudo, muito conhecimento intelectual, mas também atividades que ultrapas- sam os limites superficiais das coisas mundanas. É por esta razão que os alquimistas foram sempre associados a magos, bruxos e feiticeiros. A magia de Hod se dá por meio do conhecimento, de todas os ensina- mentos que o iniciado busca, a fim de operar aqui embaixo as maravilhas que, teoricamente, só são plausíveis em planos superiores, inatingíveis ao ser humano encarnado neste mundo terrestre.
Nesta direção, Regardie (1995) vai falar sobre Hod:
“...Hod, o Esplendor, a esfera de Mercúrio. Em consequência, seus sím- bolos são claramente mercuriais em qualidade. Para dar uma ideia da implicação desta sephira será muito útil entender Hermes, o deus grego atribuído a ela. É um deus de prudência, astúcia, perspicácia e sagaci- dade, que é considerado o autor de uma grande variedade de inventos, como o alfabeto, as matemáticas, a astronomia e os pesos e medidas. Também presidia o comércio e a boa sorte e era o mensageiro e arauto dos deuses do Olimpo".
5.2. Atributos de Hod
Fortune (1995) faz um compêndio de atributos para cada uma das se- phiroth. São muitos elementos e de naturezas diferentes. Segue aqui nosso recorte desses atributos para suas reflexões.
Título Principal: Hod, Glória ou Esplendor.
122