Page 120 - Cabalá Hermética
P. 120
CABALÁ | CABALÁ HERMÉTICA | SEÇÃO 04 – MALKUTH, YESOD, HOD E NETZACH
se refere à analogia e ao símbolo: números, figuras, pantáculos, efígies de divindades, etc. Tal é, segundo Guaita, o governo cósmico das nove Musas, e suas correspondências.
4.10. Yesod no Ser Humano
Fundamento ou base é o atributo de suportar todo um edifício. Como sephira do mundo inconsciente, dos instintos, da imaginação, das ilu- sões, é essencial para aquele que deseja ascender realize uma limpeza interior, uma purificação. Isto significa ser capaz de discernir a natureza dos movimentos de sua vida interior, analisar seus pensamentos, senti- mentos, desejos, projetos de vida e de alma. O corpo físico é apenas o sinalizador das condições em que o espírito se encontra: medos, angús- tias, nostalgias, ansiedade, desafios, vontade de aprender.
Se no plano astral semelhante atrai semelhante e as formas-pensamento agem como um ímã, atraindo tudo o que estiver na mesma vibração, o buscador deve sair da zona de conforto, dos instintos, reflexos, vencer a preguiça e questionar-se constantemente, sempre no intuito de conhe- cer a si mesmo: quais são as formas-pensamento que alimento diaria- mente? Quais pensamentos são realmente meus? Quais são produtos do meio em que vivo? Como eu uso o meu tempo? Qual é a minha rotina? Como me sinto? Quais são os estados vibratórios que me satisfazem? Sou inovador ou apenas reproduzo padrões, estereótipos, repetindo o que ouço nos jornais, seriados, reality shows, novelas?
Aqueles que não aprenderem a se purificar continuarão tateando no mundo psíquico sem jamais conhecer a realidade do mundo espiritual.
Hora da Revisão
Yesod
Acreditamos que é bastante importante fazer uma revisão neste ponto sobre essa sephirah que afeta tanto a nossa vida no plano físico, a sephirah Yesod. Apesar de Malkuth ser a esfera que di- retamente conversa com a nossa vida neste plano encarnado, é a Yesod que vai exercer as influências mais sutis e quase imperceptí- veis de planos e mundos superiores. Tal qual a lua que exerce uma influência sobre as marés, sobre o crescimento das coisas e sobre
120