Page 4 - Coletânea e Genealogia da Família Baldissera
P. 4

Apresentação
Nossos antepassados
Sabemos que a grande massa de imigrantes italianos que aqui chegou não pertencia à nobreza; nada de duques, nem marqueses, nem condes, nem viscondes, nem barões e e eso  i sigoe d´Italia.
Na verdade o título era o próprio passaporte: imigrante, pobre, humilde, miserável. A sua categoria na nobreza estava cunhada nas suas próprias mãos que, somadas às da família, representavam a capacidade de sobreviver. Eis a sua nobreza: o trabalho. Através dele iam desbravando mata selvagem, rasgando terra montanha acima, cultivando e fazendo as sementes florescerem numa terra longínqua e inóspita.
Hoje reconhecemos e orgulhosamente reverenciamos o sofrimento traduzido em coragem, esperança e bravura heroica dos nossos pioneiros que, com seu trabalho, escreveram muitos capítulos na história desse país e mudaram a vida dos seus descendentes.
Para homenagear nossos ancestrais e imortalizá-los na memória dos seus descendentes vamos contar sua história refazendo a trajetória de nosso tetravô Mauro Baldissera e sua família a partir da localidade de Arson, na cidade de Feltre, província de Belluno, região do Vêneto, na Itália e sua chegada ao Rio Grande do Sul em 1885.
1


































































































   2   3   4   5   6