Page 6 - Coletânea e Genealogia da Família Baldissera
P. 6

Nos registros de batismo o sobrenome é escrito de várias formas: Baldessar, Baldassar, Baldisser etc. Provavelmente se deve a interpretação do responsável pelos registros.
Uma curiosidade: Em 20 anos, entre 1778 e 1800, sete homens Baldissera casaram-se com moças também Baldissera.
O soeoe Baldissea, uito povavelete te oige o oe BALDASSARRE, o oe de u dos ts eis agos.  tadução ossa)
A seguir transcrevemos e traduzimos a carta-resposta enviada por Flavio Salvadori que, atendendo ao nosso pedido, realizou pesquisa nos arquivos da Paróquia San Michele Arcangelo, em Arson, Feltre, terra dos nossos antepassados com os seguintes resultados:
Getilíssias Elizaeth e Jaete,
Me chamo Flavio Salvadori, moro em Arson e sou primo de Renzo Baldissera a quem vocês escreveram a carta solicitando pesquisa das suas raízes familiares. Minha mãe que na próxima semana (18 de Setembro) completa 90 anos também é uma Baldissera.
A cepa dos Baldissera em Arson é o sobrenome mais antigo e mais difundido, já presente no século XV e se subdividiu em vários ramos, de modo que em meados do século XIX para distinguir as várias famílias Baldissera foi dado um sobrenome. Em 1854 o então padre da Paróquia Stato delle Anime di Arson aceseta  faília de Mauo Baldisseaasido e  o soeoe CAPORAL.
Os pais de Mauro Baldissera eram: SEBBASTIANO E MARIA LUSA. Noiva: CECCATO ANGELA (nascida em 1809)
Eram os pais de Ceccato Angela: VITTORE E MARIA PAOLI. Mauro e Angela tiveram quatro filhos:
FELICE BALDISSERA.........................nascido em 1837 BENIAMINO BALDISSERA................nascido em 1840 GIOVANNI BATTISTA BALDISSERA...nascido em 1845 MARIA BALDISSERA.........................nascida em 1853
Beniamino Baldissera, em 1866, casa-se com Gaudenzia Galbello e, em 1867 e 1871 tiveram duas filhas que morreram prematuramente após o primeiro mês de nascimento. Em 1866, Ceccato Angela, esposa de Mauro morre.
O pároco descreve que em 20 de dezembro de 1871 toda família de Mauro Baldissera muda-se para Pezzol di Vellai (distrito da cidade de Feltre) e mais tarde emigra para o Brasil.
Este é o resultado das minhas pesquisas nos arquivos paroquiais.
Arson, 09 de Setembro de 2014. 3


































































































   4   5   6   7   8