Page 80 - Coletânea e Genealogia da Família Baldissera
P. 80

Aos colonos não era antecipada nenhuma quantia em dinheiro: nos primeiros anos da fundação eram distribuídos às famílias os instrumentos rurais e garantida a subsistência por um ano, sendo tudo isso debitado em sua conta. Mais tarde o governo perdoou o que lhe deviam.
73
As colheitas são suficientes para o consumo das famílias e ainda sobra alguma coisa para ser vendida, mas muitos colonos encontram sérias dificuldades para transportar seus produtos até a Sede, visto que as estradas são muito ruins em certos lugares, principalmente no inverno.
A produção mais importante é a do milho; o trigo; o vinho e os legumes não tem igual sucesso.
Os colonos sofreram muito nos primeiros tempos, devido aos maus tratos que tiveram que suportar dos empregados públicos, devido aos péssimos abrigos provisórios e à alimentação escassa. Obtido, porém, o lote, e feita a primeira colheita, a situação começava a melhorar, pois a terra que lhes foi entregue produz, como disse, alimentos suficientes para uma família.
A terra é pouco fértil e montanhosa, geralmente coberta de pedras, troncos de árvores e outras coisas, e por isso o colono só pode trabalhá-la com enxada, cultivando uma parte bem menor do que faria se pudesse utilizar arado. De qualquer forma, os colonos mais laboriosos e mais favorecidos pela sorte construíram lindas residências, montaram serrarias e moinhos, abriram casas de comércio, fábricas de aguardente e de cerveja em diversas localidades da Colônia.
Nas famílias dos colonos fala-se sempre o Vêneto. Viajando-se por esta colônia poder-se-ia ter a impressão de estar na Itália, se os lugares fossem mais amenos e as terras mais férteis.
As necessidades mais urgentes da colônia são um médico e uma farmácia bem provida de medicamentos. A falta de um médico em uma colônia tão numerosa é origem de graves problemas: facilmente imagináveis. Também a presença de uma parteira é indispensável: há mulheres que exercem a profissão como práticas, mas apresentando-se um parto difícil a pobre parturiente acaba sucumbindo por falta de médico e de parteira competente. Os colonos, porém, não possuem recursos para manter um médico, e gostariam que isso ficasse a cargo do Governo brasileiro.
Apesar da falta de assistência médica, o estado de saúde da colônia é relativamente bom. Contudo, de quando em vez surgem as seguintes doenças: varíola, sarampo, tifo e angina. Quando tais doenças se alastram muito, então o governo envia um médico ao local, para visitar gratuitamente os doentes e ministrar- lhes os reédios ecessários.


































































































   78   79   80   81   82