Page 2 - Demo
P. 2

2 HERÓI LOCAL | JULHO 2019 Notícias da Gandaia
PESCADORES SOBEM DE DIVISÃO
|João Xavier
Em termos de sucesso despor- tivo, há algum plano a longo prazo onde idealize os Pescado- res? Algum patamar?
o Nuno é uma pessoa que se identifica muito com o clube. o Nuno é dos nossos. o Nuno acei- tou este projeto, acreditou nesta equipa diretiva, acreditou no nosso trabalho. o Nuno acreditou no nosso trabalho e nós acreditá- mos muito no trabalho dele. Nós sabíamos que ele podia conseguir
Foi um feito: o Grupo Desportivo dos Pescadores da Costa de Capa- rica sobe à 1o Divisão Distrital da Associação de Futebol de Setúbal. ou seja: após uma vitória, por 1-0, sobre o Almada Atlético Clube, o clube da Costa consegue assim al- cançar o objetivo traçado e subir de divisão.
o patamar importante do clube é: ter uma formação com muitas equipas a disputar o Nacional; a equipa de futebol feminina a dis- putar o Nacional; e que as pessoas se identifiquem com o clube e co- loquem aqui os filhos, para daqui nasçam os indivíduos de amanhã. Queremos muito criá-los, nutri-los de valores, formá-los, mesmo aqueles que não têm possibilida- des. Nós estamos cá para isso, é para isso que este projeto foi criado. Claro que atrás disto é muito bom ter uma equipa de se- niores num patamar que preten- demos. o clube ainda tem certas dificuldades e, portanto, preten- demos ter os pés assentes na terra ao projetar o amanhã.
Foi um jogo de nervos. Valeu a pena?
dade do clube em termos despor- tivos. Algo que todos ansiávamos: representar dignamente a terra em que estamos inseridos.
isto, e isto é um grande exemplo de envolvimento para as restantes pessoas da terra, para que voltem ao clube, que se relacionem e iden- tifiquem com ele. É algo de muito satisfatório ter as pessoas aqui da terra a voltarem a relacionarem-se com o clube e ajudarem o clube. Posso desde já aqui adiantar em primeira-mão que, mesmo antes deste jogo, nós, com base na crença no Nuno e no seu trabalho, renovámos contrato com ele, para lhe dar também confiança.
o que vale é as pessoas acredi- tarem neste projeto e no nosso trabalho. Este é um trabalho de voluntariado, com muita entrega. Conhecem-nos, nós somos Costa da Caparica. Este clube é uma tra- dição, não pode acabar. Porque estamos a revitalizar o clube e o clube está bem e recomenda-se. Esta direção tudo fará para que o clube continue a crescer e a honrar a terra as pessoas que fazem e ve- nham a fazer parte dele. Quere- mos que as pessoas se envolvam, porque vale a pena. |
Como vê a história do treinador, Nuno Ferreira, outrora um jovem formado pelo GDPCC?
O HOMEM DA TÁTICA
Fundamental para a estratégia de vitória e de subida de divisão foi o trabalho do treinador, Nuno Ferreira, que não podia deixar de ser ouvido pelo Notícias da Gandaia.
maravilhoso e que concretizou em resultados o grupo que eram.
O Pescadores apresentou-se muito concentrado e com boas jo- gadas de entendimento, sobre um Almada a precisar de forma idêntica de obter um resultado positivo. Do ponto de vista tático podemos dizer que as coisas correram conforme o previsto?
Foram vários ao longo do ano, no entanto refiro alguns que tiveram um peso maior. Em primeiro lugar o fato de na passagem da quarta jornada da primeira fase termos apenas cinco pontos, fez-nos andar sempre atrás dos outros. Depois o empate que ti- vemos com o Brejos de Azeitão, à sé- tima jornada, quando aos 70 minutos ganhávamos por 3-0. Uma expulsão e uma lesão (sem substituição dispo- nível) em simultâneo, sofremos o 3-1 e descarrilámos nesse momento. Foi uma grande aprendizagem! A partir dessa jornada apenas perdemos um jogo. À entrada da fase final fizemos dois empates, o que nos fez mais uma vez correr atrás dos outros. Estabilizámos o nosso trabalho e de- pois de ganharmos em casa ao cam- peão, perdemos dois jogos im- portantes e colocamos em causa todo o trabalho feito durante a época. Talvez aí surja o melhor mo- mento da nossa época... As duas vi- tórias nas duas últimas jornadas quando éramos obrigados a ganhar.
fiança que existe no grupo de traba- lho. o projeto da atual da direção é muito bom. As pessoas que lideram o clube querem efetivamente o me- lhor para o clube e isso nem sempre é uma realidade noutros sítios. Pés bem assentes no chão e conscientes das dificuldades do passado, en- quanto caparicano acredito que este é o rumo certo. Na qualidade de trei- nador ao longo de todo o mandato desta direção sinto-me inteiramente identificado com o foco e objetivo do clube. Trabalhamos em parceria dia- riamente e os resultados foram con- seguidos.
Sem dúvida. Temos tendência par dizer que quando ganhamos tudo corre bem. Não é verdade. No en- tanto a táctica que havíamos mon- tado funcionou praticamente na per- feição. Entrámos fortes no jogo, com qualidade de posse e a assumirmos ataques rápidos sempre que o jogo o permitia. Na segunda parte, com o Almada a precisar de ganhar aproxi- mou-se mais da nossa baliza e aí fo- mos obrigados a baixar um pouco as nossas linhas e a guardar o melhor possível a nossa baliza.
É conhecido o seu passado ligado ao clube. Em termos, emocionais, o que significa para si voltar aos Pes- cadores onde deu os primeiros pas- sos no mundo do futebol?
Ao longo da época, e como de- monstra a tabela classificativa, houve um grande equilíbrio compe- titivo. Que tipo de trabalho tático e mental foi necessário para vingar pe- rante tal competição?
Renovar pelo Pescadores, antes do último jogo da época, é revelador de reconhecimento do seu trabalho. Como vê o projeto da direção para o Pescadores?
As emoções estão muitas vezes à frente da razão na minha forma de estar na vida. Assim sendo, não po- deria estar mais contente com o re- sultado atingido. Comecei nos Pes- cadores aos oito anos e, agora, com 31, consegui liderar a equipa à subida de divisão. os Pescadores estão cla- ramente no bom caminho. As pes- soas estavam desligadas do clube de- vido às péssimas gestões do passado. Mas, neste momento o clube traba- lha bem e é honesto. |
A nossa realidade é bastante ama- dora. os jogadores são amadores, mas a exigência é exactamente igual caso fossem profissionais. Quando isso acontece, o resultado é o que se viu. Tínhamos um grupo de homens
o momento definido pela direção para apresentar a proposta para o novo ano é reveladora de toda a con-
Quais os momentos-chave ao longo da época?
Aconteceu em tarde de feriado de Corpo de Cristo, com o jogo a começar às 17:10 quando a afluên- cia no estádio do Pescadores indi- cava bem a importância do desa- fio, estando ambas as bancadas no máximo da sua capacidade. À úl- tima jornada e na necessidade de uma vitória ou de uma combinação de resultados satisfatórios, em- bora improváveis, o Pescadores impôs o seu jogo sobre o Almada, a quem a vitória também garantia a subida ao escalão superior.
Para António Martins, presi- dente do clube, o que representa esta conquista?
Em termos de representativi- dade da Costa da Caparica, como vê esta vitória? Tendo em conta que muitos destes jovens aspiram a representar este clube?
Este é o caminho de recupera- ção que tínhamos traçado para o clube. Estamos a recuperar a cre- dibilidade, o nosso lugar, e esta vi- tória representa a nossa ambição nesse sentido. Ansiávamos por isto, colocar o clube na 1a Divisão distrital. A aposta na formação é também para cimentar isto.
Vejo isto como uma vitória da terra. Esta vitória é do clube e da terra em que se insere. É uma vi- tória de todos. Esta vitória trará a Costa uma maior representativi-
M. Graça S. Pinto
Pastelaria tradicional;
os melhores crepes e waffles; menu pequeno almoço; menu almoço e cocktails.
Fechado à 2a feira
Av. Gen. Humberto Delgado, 5C – 2825-337 Costa de Caparica
SOC. DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA UNIP., LDA - AMI 14042
COMPRA • VENDA • ARRENDAMENTO Discrição + profissionalismo = máxima rentabilidade 937 113 665 - 938 957 223 - 969 407 326
Av. 25 de Abril, 18-C - 2825-415 Costa de Caparica - Tel. 210 189 372
DiRETOR: Ricardo Salomão EDiTOR: Rui Monteiro – Praça da Liberdade, n.o 17-A, 1.o andar – 2825-355 Costa da Caparica REDAçãO: Andreia Gama DiREçãO DE ARTE: Ausenda Coutinho COlAbORADOREs: Abel Pinto, António Zuzarte, Elizabete Gonçalves e Francisco Silva (Centro de Arqueologia de Almada), Fernando Barreiros, João Xavier, Luísa Costa Gomes, Maria da Conceição Serrenho, Reinaldo Ribeiro, Tiago Rocha, Victor Reis CRUZADisMO: Jorge Manuel Barata dos Santos EsTATUTO EDiTORiAl: http://gandaia.info/?page_id=5171 DEPARTAMENTO COMERCiAl: Ausenda Coutinho – Tlm: 968 050 744 – comercial@gandaia.info
JORNAL NOTÍCIAS DA GANDAIA – Registo n.o 126448 na ERC. – PROPRiEDADE: Associação Gandaia MORADA E sEDE DA REDAçãO: Praça da Liberdade, n.o 17-A, 1o andar – Centro Comercial “o Pescador” – 2825-355 Costa da Caparica – NIPC: 510220169 sECRETARiA: Rua Vitorino José da Silva, n.o 18 – 2825-421 Costa de Caparica – Horário: 10:30 às 12:30 (exceto quartas-feiras: 16:00 – 19:00) CONTACTOs: Tlms. 914 416 875 / 967 582 737 – noticias@gandaia.info – www.gandaia.pt – PUbliCiDADE: comercial@gandaia.info – Tlm: 968 050 744 PERiODiCiDADE: Bimestral TiRAGEM: 10.000 exemplares iMPREssãO: Gráfica Funchalense – Rua Capela Na Sra da Conceição, n.o 50 Morelena – 2715-029 Pêro Pinheiro DEPósiTO lEGAl: 436220/18 DisTRibUiçãO: Preço: 0,01€


































































































   1   2   3   4   5