Page 7 - Demo
P. 7
Notícias da Gandaia JULHO 2019 | REPORTAGEM 7
APANHAR A ONDA
sócios federados para um total de mais de mil associados. Somos um dos maiores clubes de surf nacionais, o mais premiado da Costa, com vários campeões nacionais.”
trabalho de casa”, diz Miguel Gomes. “Claro que é muito importante ter- mos QS, Campeonatos do Mundo 3000, 6000, atrair pessoas para a praia e os holofotes estarem virados para nós; é muito importante termos escolas de surf, mas tudo tem que ter um enquadramento e um segui- mento.
Miguel Gomes, presidente da Asso- ciação de Surf da Costa de Caparica, 49 anos e com um filho já nas compe- tições, tem visto o surf crescer na sua vida acabando por se tornar central, apesar de não ser a sua profissão.
Praia do Marcelino para fazer surf” explica, relatando a evolução da ASM, Associação de Surfistas do Mar- celino, que já organizava competi- ções entre sócios e outros locais, para a formalização como Associação de Surf da Costa da Caparica em 1994. “Presentemente com cerca de 200
“Mas eu também sou pescador”, atalha MG, para depois esclarecer que para o surf “a época alta é de se- tembro a maio. No verão, no equinó- cio, há algumas ondas... mas o verão é isto que estamos a ver agora, flat.”
Depois, tem que haver aqui um Centro de Estágio, instalações que permitam formar os atletas locais, re- ceber seleções, incrementar os inter- câmbios... Se olharmos em redor, há centros em Carcavelos, Peniche, Eri- ceira, Viana do Castelo...” |
“Isto começou em 1986, como um grupo de amigos que se reuniam na
Quando interrogado sobre os me- lhoramentos a fazer, não hesita em prevenir que tem ideias muito claras sobre o assunto: “é preciso fazer o
Miguel Gomes continua a olhar o mar chão com o indisfarçável ar de desapontamento, o mesmo com que um pescador olha o mar bravo, como se fossem um reverso das expectati- vas do mar.
Primeiro, a regulamentação nas es- colas barrar a ocupação selvagem do areal que prejudica aqueles que legal- mente desenvolvem a sua atividade ao longo de todo o ano.

