Page 215 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 215

           a
L L
A lei de Conservação das Mas- sas deixa claro que, em um recipiente fechado, o somatório das massas dos reagentes será igual ao somatório das massas dos produtos. Essa lei fica clara quando observamos uma equação quí- mica balanceada descrita pelas repre- sentações de Dalton (representação dos átomos por esferas):
mentos químicos iguais ou diferentes. Nesse mesmo artigo, Avogadro enuncia a seguinte hipótese: nas mesmas condi- ções de temperatura e pressão, volumes iguais de quaisquer substâncias gasosas contêm o mesmo número de partículas gasosas (que podem ser moléculas ou átomos a depender da substância).
INTRODUÇÃO
Capítulo 11 - Reações Químicas
 A grande provocação do artigo de Avogadro é que, até então, acredi- tava-se em átomo composto, pois para que se tivesse uma molécula era neces- sário que houvesse átomos de diferen- tes elementos necessariamente (para Dalton). Com a hipótese de Avogadro, começa-se a reconhecer o que chama- mos hoje de substâncias simples, e o ca- ráter molecular dos gases formados por átomos iguais. É importante notar que, no fim, o número de átomos não é re- levante mas, sim, o número de partícu- las gasosas, o que não era definido por Gay-Lussac. Essa descoberta foi parti- cularmente importante na compreen- são da síntese da amônia.
Uma reação química balanceada é representada por uma equação que apresenta os símbolos das substâncias envolvidas e seus respectivos fatores de multiplicação que garantem o cumpri- mento da Lei de Lavoisier (Conservação das Massas) ao igualarem a quantidade de átomos de cada elemento antes e de- pois da reação. A esses fatores de pro- porcionalidade é dado o nome de coefi- ciente estequiométrico, cuja expressão vem da palavra estequiometria que, no grego, significa medida ou medição do elemento.
  https://brasilescola.uol.com.br/quimica/lei-volumetrica- -gay-lussac.htm
CH4 (g)+2O2 (g)→CO2 (g)+2H2O (v)
https://www.docsity.com/pt/reacao-quimica-de-dupla- -troca/5826001/
No exemplo acima é possível no- tar que para átomos diferentes, temos cores diferentes. Dessa forma, é percep- tível o rearranjo atômico esperado em uma reação química, ou seja, os átomos se agrupam de maneiras distintas da- quelas que estavam no início da reação. É importante perceber que todas as quantidades foram preservadas.
     213
        QUIMICA v2.indd 213
10/05/2021 08:22
        u
L


















































































   213   214   215   216   217