Page 216 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 216

            Balanceamento de Equações
O balanceamento de uma equa- ção segue uma regra simples: a lei de Conservação das Massas. Apesar de ser um conceito simples, na prática pode ser trabalhoso determinar os coeficien- tes adequados para uma equação quí- mica. Vamos entender como um passo a passo pode ser realizado a partir do seguinte exemplo:
Ferro + Gás oxigênio + Água → Hidróxido Ferroso
A partir da reação escrita com os nomes das substâncias, podemos escrever a equação simplificada:
Fe(s)+O2 (g)+H2O(l)→Fe(OH)2 (s)
A equação simplificada apresen- ta os aspectos qualitativos envolvidos nessa reação, ou seja, as substâncias presentes nos reagentes e nos produtos. Essa equação é a base para iniciarmos o nosso balanceamento. O primeiro pas- so é contabilizar a quantidade de áto- mos nos reagentes e nos produtos:
Fe(s)+O2 (g)+H2O(l)→Fe(OH)2 (s) Reagentes Produtos
Ao analisarmos a tabela, perce- bemos que apenas a quantidade de oxi- gênio está desbalanceada. Nesse mo- mento, é necessário muita atenção pois não é possível alterar as fórmulas quí- micas, ou seja, o número subscrito nas fórmulas das substâncias não pode ser mudado. Assim, é necessário encontrar um fator de multiplicação para as subs- tâncias que iguala todas as quantidades atômicas envolvidas. Como apenas o oxigênio está desbalanceado, devemos olhar primeiro para esse elemento. Uti- lizando o método das tentativas, pode- mos fazer uma aposta observando as quantidades de oxigênio na tabela. Nes- se caso, temos 3, nos reagentes, e 2, nos produtos, sendo que os átomos de oxi- gênio dos produtos estão concentrados
Capítulo 11 - Reações Químicas
em uma única substância. Assim, vale tentar inserir um fator 3, na frente des- sa substância. Vamos observar como essa ação muda o cenário da tabela:
Fe(s)+O2 (g)+H2O(l)→3Fe(OH)2 (s)
  Reagentes
Produtos
 Fe = 1 O= 3 H= 2
   Fe = 3 O= 6 H= 6
 Observe que apenas as quantida- des dos produtos foram multiplicadas e não houve alteração na fórmula química do hidróxido ferroso. Com os novos va- lores para os átomos envolvidos, vamos olhar para os reagentes e estabelecer fa- tores que balanceiam a equação. Nesse caso, devemos começar pelas substân- cias simples e que não possuem valores subscritos, como o Fe. Para igualarmos os valores, basta estabelecer um coefi- ciente igual a 3 para essa substância.
3Fe(s)+O2 (g)+H2O(l)→3Fe(OH)2 (s)
  Reagentes
Produtos
 Fe = 1 O= 3 H= 2
   Fe = 1 O= 2 H =2
  Fe = 3 O= 3 H= 2
   Fe = 3 O= 6 H= 6
 Agora, temos o elemento ferro devidamente balanceado. Para darmos continuidade, devemos escolher o pró- ximo elemento a ser trabalhado. Exis- tem duas escolhas possíveis, o oxigênio e o hidrogênio. A melhor opção é esco- lher o elemento que aparece apenas em uma substância do lado dos reagentes, ou seja, o hidrogênio. Se escolhêssemos o oxigênio, dificilmente conseguiríamos estabelecer um bom valor para o seu co- eficiente estequiométrico, pois esse ele- mento é recorrente tanto no O2 quanto na molécula de água (H2O). Balancean- do o hidrogênio, teremos:
3Fe(s)+O2 (g)+3H2O(l)→3 Fe(OH)2 (s)
     214
        QUIMICA v2.indd 214
10/05/2021 08:23
        






































































   214   215   216   217   218