Page 153 - Livro Adeia
P. 153
experiência prazerosa, o tempo voa, se nos envolvemos em dramas, desagrados, os minutos se arrastam. No dia 11 de agosto de 1975 até este momento, a sensação é de que tudo o que vivenciei na instituição teve duração fugaz, sem deixar de ser intensa...mas não conseguiria sinte- tizar esse período em dois ou três filmes de longa metragem... talvez um seriado em várias temporadas fosse uma boa solução.
O natural resultado para quem encerrou seu espaço de realiza- ção pessoal ou profissional é um surpreendente e imprevisível leque de relacionamentos, que podem virar amizades duradouras e since- ras, que se desdobram em alegrias e dissabores, que instigam ao auto- conhecimento, que oportunizam envolvimentos fraternos, solidários, voluntários, seja eventual [de even- tos] ou para a vida.
Curioso observar, que até o improvável pode conspirar para nos estimular a trilhar caminhos sequer sonhados. Meu primeiro contato [indireto] com a instituição foi numa entrevista para emprego, no tercei- ro andar do edifício Bier Ulman, na
ruaUruguai.Nãoliatentamenteo anuncio do Correio do Povo, para selecionar professores de primeira à quarta série... Naquele momento, eu cursava graduação em matemá- tica, que me habilitaria a lecionar a partir da quinta séria! Uma arma- dilha das estrelas? Sei lá. O fato é que a autora deste livro, assistente social entrevistadora, ficou surpresa com minha presença, mas anotou meus dados e, em menos de duas semanas, a professora de matemá- tica,daescoladePrimeiroGrau[do Departamento de Ensino da Fraternidade Cristã Espírita], se desligouefuichamadoparalecionar duas quintas séries e uma sexta...o que ocorreu de lá para cá não cabe neste breve texto, além da minha poucahabilidadeparaaconcisão.
Foi na Fraternidade que conheci, estudei e, a partir desse movimento, busco cotidianamente a coerên- cia entre o fazer e a mensagem espírita. Intencionalmente, dezenas de obras- não restritas ao acervo espirita-foram semanalmente lidas em grupo para enriquecer o deba- te, ampliar a compreensão desta doutrina e fortalecer nossas lidas
153