Page 31 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 31

ras econômicas brasileira e mundial e informar os potenciais re exos para a Empresa. O Comitê de Riscos é formado por cinco membros.
corporativa, alinhadas ao modelo matricial de gestão, que dinamiza processos internos e confere maior agilidade
A Minerva Foods adota as melhores práticas de
governança
Conduta ética
e e ciência no retorno às demandas
do mercado
mações relacionadas a direitos humanos | G4-56
A Minerva Foods é pautada por um conjunto de valores baseados em padrões éticos e morais descritos no Código de Ética – Guia de Condu- ta e no Manual do Colaborador – importantes instrumentos da governança corporativa para uma atuação responsável. No Manual do Cola- borador, além da história da Companhia, estão informações sobre relações trabalhistas, deveres funcionais, condutas de acesso à Companhia, controle de qualidade, segurança patrimonial, utilização de tecnologia e orientações gerais.
Já o Código de Ética – Guia de Conduta apon- ta os princípios internos fundamentais para a conduta e o relacionamento com stakeholders, gestão e respeito ao meio ambiente e sustenta- bilidade, e indicações de como se reportar em casos de inconformidades de conduta. Todos os colaboradores recebem os dois documentos no momento da admissão, assistem a uma apresen- tação sobre a Companhia e passam por processo de avaliação e compreensão dos vários temas an- tes de começarem a exercer suas funções.
Em 2016, foram ministradas 4.416 horas de treinamento de Integração e Reciclagem da Integração, envolvendo 3.564 colaboradores, ou seja, 44,5% do quadro total, considerando as unidades industriais no Brasil. Essas capa- citações trataram de todas as questões que envolvem os direitos humanos – relevantes às operações da organização, disseminados tam- bém entre os 226 colaboradores que compõem o Departamento de Segurança Patrimonial. O número de horas dedicadas ao treinamento de empregados no ano somou 15.550, das quais 3.170 (20,3%) relacionadas a aspectos dos direitos humanos. G4-DMA Práticas de segurança | G4-HR2 | G4-HR7 No sentido de ampliar os canais de comunicação e relacionamento com seus públicos, a Companhia introduziu em 2016 a Conexão Minerva – Ouvi- doria Interna Minerva Foods. No primeiro ano de atividades foram realizados 73 atendimentos.
Conselho Fiscal
Independente da administração e dos auditores ex- ternos, o Conselho Fiscal é responsável, entre outras atribuições, pela  scalização das atividades admi- nistrativas, revisão e análise trimestral do balancete e demais demonstrações  nanceiras, veri cação do cumprimento dos deveres legais e estatutários e por informar as conclusões aos acionistas.
O órgão pode ser instalado a pedido dos acio- nistas ou por deliberação da Assembleia Geral Ordinária (AGO), sendo os integrantes eleitos para mandatos que se estendem até a próxima AGO, quando podem ser reeleitos. Pode ser composto de, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros eleitos e igual número de su- plentes, acionistas ou não.
Em abril de 2016, o Conselho Fiscal era forma- do por três membros efetivos e três suplentes até a data da próxima AGO.
Comitê de Riscos
Criado em 2007 como órgão não estatutário e su- bordinado ao Conselho de Administração (CA), tem a atribuição de assessorar o Diretor-presidente e o CA na execução das políticas de riscos (hedge) e  nanceira da Companhia, analisar as conjuntu-
G4-DMA Mecanismos de quei- xas e reclamações relacionadas a impactos ambientais | G4-DMA Me- canismos de queixas e reclamações relacionadas a práticas trabalhistas | G4-DMA Investimentos | G4-DMA Mecanismos de queixas e recla-
29


































































































   29   30   31   32   33