Page 32 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 32

Relatório de Sustentabilidade 2016
Assim como a Ouvidoria, os canais de comunicação não registraram no ano casos de violação de priva- cidade, perda de dados de cliente ou casos con r- mados de corrupção, tampouco ações judiciais mo- vidas por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio, ou qualquer outra irregularidade.
Gestão de riscos
G4-DMA Desempenho econômico | G4-2 | G4-14
As operações da Minerva Foods estão sujeitas a riscos de mercado, especialmente variações de câmbio e juros, riscos de créditos, de preços na compra de gado, além de fatores como crises econômicas em mercados importadores, mu- danças climáticas e surtos de doenças de bovi- nos. Assim, a Companhia mantém elevados pa- drões de governança e transparência e, por meio de estratégia assertiva e apropriada de gestão de riscos, gerencia todos os fatores que podem afetar as operações, administrando possíveis impactos e riscos. Para isso, desenvolveu uma cultura de tomada de decisões baseadas em in- formações consistentes, adotando ferramentas e procedimentos internos para monitorar diaria- mente – além de corrigir eventuais problemas – dados que embasam a estratégia.
A diversi cação geográ ca é um dos principais fundamentos da política de gerenciamento de riscos, assim como a gestão de canais de comu- nicação que proporcionam agilidade diante de cenários de maior volatilidade.
Em meio às adversidades político-econômicas do Brasil em 2016, marcada por retração de cré- dito, a política de gerenciamento de risco man- teve o foco no core business, ou seja, na carne bovina, e no aperfeiçoamento das áreas de dis- tribuição e comercial. Em relação à política  - nanceira, mantém três pilares essenciais:
A gestão de riscos da Companhia também con- templa a possibilidade de as mudanças climá- ticas alterarem signi cativamente as operações, afetando os custos de produção da matéria-pri- ma, por exemplo. Um dos riscos relacionados
a esse aspecto é a falta de regulação da cadeia de valor pelo Estado, o que pode levar frigorí - cos a adquirirem gado de áreas desmatadas e de fornecedores que não estejam engajados com práticas ambientalmente responsáveis, contri- buindo para mudanças no uso do solo. Favorecendo o gerenciamento desse risco, a Minerva realiza o Inventário de Gases do Efeito Estufa (GEE) com base no GHG Protocol Bra- sil, de forma a levantar dados de emissão e, a partir dos resultados, buscar formas mais e -
30


































































































   30   31   32   33   34