Page 35 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 35

            OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Com a morte de um organis- mo, a matéria orgânica que constitui seu corpo é degradada, e os elementos químicos componentes retornam ao ambiente. Outros seres vivos podem reaproveitar esses elementos na fabri- cação de sua própria matéria orgânica. Fala-se, assim, em ciclos de elementos químicos, ou ciclos biogeoquímicos (do grego bios, vida, e geo, terra), para res- saltar que os elementos químicos circu- lam entre os seres vivos e a Terra.
Se não houvesse essa reciclagem, isto é, esse reaproveitamento dos com- ponentes da matéria dos cadáveres, al- guns dos elementos fundamentais para constituir novos seres vivos poderiam se esgotar. Os fungos e bactérias que agem como decompositores desempe- nham papel fundamental no processo de reciclagem dos elementos químicos na natureza. Ao se nutrir de plantas e animais mortos, eles os decompõem, isto é, transformam as substâncias or- gânicas dos cadáveres em substâncias mais simples, que desse modo voltam ao ambiente. Por exemplo, parte dos átomos de carbono de um cadáver retor- na ao ambiente na forma de gás carbô- nico. Assim, outros seres vivos podem reutilizar os produtos da decomposição como matéria-prima para fabricar suas próprias substâncias orgânicas.
CICLO DA ÁGUA
Capítulo 12 - Os Ciclos Biogeoquímicos
O pequeno ciclo da água é o ciclo das chuvas, em que a água dos oceanos, lagos, rios, geleiras e mesmo a infiltrada no solo evapora, passando à forma ga- sosa. Nas camadas mais altas da atmos- fera, o vapor d’água sofre condensação, originando as nuvens e retornando à crosta terrestre na forma de chuva. O ciclo das chuvas contribui para tornar o clima da Terra favorável à vida.
fonte: https://pixabay.com/pt/photos/%C3%A1gua-nevo- eiro-gotas-de-%C3%A1gua-2415242/
    No grande ciclo da água parti- cipam os seres vivos. Por meio de suas raízes, as plantas absorvem a água in- filtrada no solo. Além de ser solvente e reagente de inúmeras reações quí- micas intracelulares, a água é uma das matérias-primas da fotossíntese: seus átomos de hidrogênio irão fazer par- te da matéria orgânica fabricada nesse processo, e seus átomos de oxigênio se unem dois a dois, formando o gás oxi- gênio (O2), que é liberado para a at- mosfera. Na respiração, as plantas de- gradam as moléculas orgânicas que elas mesmas fabricaram para obter energia, liberando gás carbônico e água.
As plantas estão sempre perden- do água por transpiração, principal- mente durante o dia. A água liberada pelas plantas, além de resfriá-las, con- tribui para a manutenção de um grau de umidade do ar favorável à vida.
 Embora a água não seja um ele- mento químico, e sim uma substância composta de hidrogênio e oxigênio, estudaremos seu ciclo pelo fato de ela estar intimamente associada a todos os processos metabólicos.
Os animais bebem água de for- ma direta e ingerem-na nos alimentos. Como nas plantas, a água participa de inúmeros processos vitais do animal. Os animais também estão sempre per- dendo água do corpo: na urina, nas fe- zes e por meio da transpiração.
O ciclo da água pode ser conside- rado sob dois aspectos: o pequeno ciclo, ou ciclo curto, e o grande ciclo, ou ciclo longo.
Parte da água absorvida por plantas e animais é utilizada na síntese de outras substâncias e fica incorpora- da nos tecidos desses seres até sua mor- te, quando será devolvida ao ambiente pela ação dos decompositores.
      33
    BIOLOGIA 1B.indd 33
10/05/2021 08:26
             


















































































   33   34   35   36   37