Page 36 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
P. 36

              Fonte: http://prof.brunocarvalho.pt/
CICLO DO CARBONO
Capítulo 12 - Os Ciclos Biogeoquímicos
mente obtida dos produtores é utilizada para fabricar as substâncias orgânicas do herbívoro, constituindo sua biomas- sa. Esta poderá ser transferida a um carnívoro ou sofrer a ação dos decom- positores. Assim, o carbono captado na fotossíntese vai passando de um nível trófico para outro, enquanto retorna gradativamente à atmosfera, em con- sequência da respiração dos próprios organismos e da ação dos decomposito- res, que atuam em todos os níveis trófi- cos.
  O ciclo do carbono consiste na passagem de átomos de carbono pre- sentes nas moléculas de gás carbônico (CO2) do ambiente para moléculas que constituem as substâncias orgânicas dos seres vivos, e vice-versa. Os orga- nismos fotossintetizantes captam o gás carbônico e utilizam seus átomos na fa- bricação de moléculas orgânicas; estas têm o carbono como seu constituinte fundamental.
Fonte: http://educacao.globo.com/
Combustíveis fósseis
Em certas situações ocorridas no passado, os cadáveres de grandes quantidades de seres microscópicos e macroscópicos ficaram a salvo da de- composição, geralmente por terem sido rapidamente sepultados no fundo do mar, sob depósitos de sedimentos que depois se tornaram rochas. Os resídu- os orgânicos desses seres soterrados sofreram lentas transformações quími- cas, originando os chamados combustí- veis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural e o petróleo, por exemplo. A energia contida nas substâncias que formam esses combustíveis foi, portan- to, originalmente captada da luz solar pela fotossíntese, milhões de anos atrás.
Parte substancial das moléculas orgânicas fabricadas na fotossíntese é degradada pelo próprio organismo fo- tossintetizante, na respiração, para a obtenção de energia para seus proces- sos vitais. Nesse processo, forma-se CO2, que retorna à atmosfera. O restan- te da matéria orgânica produzida na fo- tossíntese passa a constituir a biomassa dos produtores. O carbono constituinte da biomassa pode ter dois destinos:
a) ser transferido aos animais herbívo- ros que comem as plantas;
b) ser restituído ao ambiente, na forma de CO2, com a morte do organismo pro- dutor e sua destruição pelos decompo- sitores.
Nos herbívoros, como vimos, a maior parte do alimento ingerido não é aproveitada, sendo eliminada nas fezes, que sofrem ação dos decompositores. Das substâncias orgânicas realmente incorporadas pelas células do herbívo- ro, a maior parte é degradada na res- piração celular para o fornecimento de energia. Nessa degradação, o carbono é liberado na forma de CO2. A outra par- te das substâncias alimentares original-
fonte: https://pixabay.com/pt/photos/equipamento-in- d%C3%BAstria-de-petr%C3%B3leo-2251648/
       34
        BIOLOGIA 1B.indd 34
10/05/2021 08:26
        


















































































   34   35   36   37   38