Page 225 - Cabalá Hermética
P. 225
CABALÁ | CABALÁ HERMÉTICA | SEÇÃO 06 – BINAH, CHOKMAH E KETHER 5. Os Caminhos de Chokmah
5.1. Os Caminhos de Chokmah e o Castelo da Alma
Na alegoria do Castelo da Alma, os caminhos de Chokmah veremos o soberano buscando inspiração divina, o local elevado da intuição, dos grandes modelos divinos, onde ele eleva seu pensamento e busca as for- ças para tomar a atitude mais acertada ou a ideia de que irá produzir a mudança necessária que ele quer para seu povo. Neste ponto, o soberano autêntico usa o coração e se aproxima cada vez mais da missão de sua alma no Grande Plano Divino.
5.2. Chokmah – Chesed
O 16o caminho é denominado de INTELIGÊNCIA TRIUNFAL ou ETERNA, pois o prazer da Glória, além da qual não há Glória igual. É também chamado de Paraíso preparado para os Justos. É o mais alto do Pilar da Misericórdia e Wang diz que nos documentos da Aurora Dourada é o Zodíaco atuando sobre Júpiter através de Touro.
A letra hebraica Vav
O Caminho 16o possui a força da letra Vav, que significa prego ou gan- cho,ou seja,ela cria os laços que unem o Sol e a Lua,o Acima e o Abaixo, o Espírito e a Individualidade, tal como uma de suas funções gramaticais no hebraico de conjunção aditiva “e”. Quando usado como prefixo de um verbo, ele muda o tempo verbal do pretérito para o fu- turo ou vice-versa. Nessa função, o Vav inverte o tempo, conectando e transmutando passado e futuro. Corresponde ao número seis, número de dias em que o universo foi criado. O Vav tem a força da conexão, da unificação através do tempo e do espaço. Passamos boa parte de nossas vidas tentando nos conectar de algum modo, seja com o lugar físico em que vivemos, animais, plantas, vizinhos, familiares, amigos, emoções, seja muitas vezes com o próprio corpo e até com Deus. O Vav, como uma das vinte e duas letras com que Deus criou o Universo, e na mais sagrada forma do nome de Deus, nos mostra que talvez não estejamos
225