Page 24 - Coletânea e Genealogia da Família Baldissera
P. 24
A CHEGADA DOS IMIGRANTES ÀS COLÔNIAS
Foi a partir de 1875, sob a administração da União, que chegaram as primeiras levas de italianos para as colônias de Conde d´Eu e Dona Isabel, hoje, respectivamente, Garibaldi e Bento Gonçalves.
As primeiras levas de imigrantes vieram do Piemonte e Lombardia, só depois chegaram os da região do Vêneto. Quando começou a imigração do Sul da Itália, em 1901, as terras do Estado já estavam praticamente ocupadas e é por essa razão que no Rio Grande do Sul predominam italianos oriundos do norte.
A imigração subvencionada que se estendeu de 1870 a 1930 estimulava a vinda de imigrantes com passagens financiadas, alojamento e o trabalho inicial na lavoura. Os imigrantes se comprometiam mediante contratos que estabeleciam o lugar para onde iriam e as condições de trabalho a qual estariam submetidos. Era comum a chegada de famílias numerosas, de cerca de doze pessoas compostas por mais de uma geração, pois, por ser subvencionada a imigração era estimulada para famílias grandes e não para indivíduos isolados.
No Rio Grande do Sul os imigrantes eram recebidos pela Coissão de Teas, po, o astate peaiedade. Ea aoodados e aaes e a alimentação ficava por conta de caça, pesca e frutos enquanto o governo pouco contribuía.
Ao reeee suas teas olias iniciavam uma agricultura de subsistência constituída pelo cultivo do milho, trigo e videira.
NOSSOS COLONOS
Esses apoeses italiaos ue viea faze la Meia e usa da Cuaga gahaa a idetidade de COLONOS e fução de, agora, serem proprietários de uma área de terras chamada colônia e cuja origem da palavra está ligada ao processo de colonização.
Hoje, a palavra colono, para nós descendentes, é cheia de simbologia, reverência, história e respeito. A sonoridade da palavra co-lo-no é tão forte quanto a história nela contida.
21