Page 13 - 7ª Edição - Jornal Notícias da Gandaia
P. 13

A vida num bairro social pode privar os ado­ lescentes de certas oportunidades relevantes para o seu desenvolvimento pessoal e social, por isso Jaime Almeida permite­lhes terem acesso ao desporto, que de outra maneira não poderiam ter, “se não tivessem este in­ centivo seria muito difícil, porque em qual­ quer outro clube têm de pagar para praticar e os seus pais não têm condições para tal”.
A sua motivação não é questionável: “quem está por fora não tem noção do que é orientar sozinho cerca de 60 crianças e jo­ vens. Tenho a responsabilidade de inscreve­ los na Federação Portuguesa de Atletismo, ficam também automaticamente inscritos na Associação de Atletismo de Setúbal, temos de pagar a ambas as entidades pelos seguros. Quando organizo provas na Pista de Atle­ tismo da Sobreda, tenho de solicitar juízes. Para se ter uma ideia, para uma prova no dia 6 de Julho, serão necessários 300 € para pagar aos 10 juízes de atletismo”.
Por isso, o lucro nunca foi uma recompensa nesta corrida altruísta, “nunca ganhei um tos­ tão com o atletismo, e por sinal ainda me têm levado os atletas bons sem dar algum re­ torno à associação. O único clube que deu al­ guma coisa ao Monte Kapa foi o JOMA ­ Juventude Operária Monte Abraão, que pagou 150€ por uma atleta. No início, nem mesmo para representar o Beira Mar Atlético Clube de Almada nos era dado algum contri­ buto. Eu tirava os bilhetes dos autocarros que ficava mais barato e levava as crianças assim para as competições em representação do Beira Mar”.
Alberto Chaíça
No dia 4 de Maio realizou­se a 4.a Milha Ur­ bana Alberto Chaíça, competição que integra o Troféu Almada em Atletismo «Mário Pinto Claro» 2019. Foi organizada pelo Monte Kapa – Escola de Atletismo, com o apoio da Câ­ mara Municipal de Almada e da União de Fre­ guesias de Caparica e Trafaria.
Jaime aproveita para dedicar este aconte­ cimento “ao meu colega de fundação Alberto Chaíca”, e lembra que o maratonista conse­ guiu o 4o lugar na Maratona dos Campeona­ tos Mundiais de 2003 e o 8o nos Jogos Olímpicos de Atenas.
Na Milha Urbana qualquer pessoa pode correr desde que se inscreva previamente. E apesar de integrarem a escola de desporto, o treinador não conseguiu levar todos os seus alunos a esta corrida. “Era bom que par­ ticipassem todos, mas não, uns porque lhes dói o pé, outros o joelho, outros a perna. Hoje a rapaziada está muito malandra para cor­ rer!”
Mente sã em corpo são
Ainda assim, o Monte Kapa é prova viva que há sempre quem se proponha a correr o mais longe que conseguir. Às vezes é só pre­ ciso aquele empurrãozinho, que Jaime Al­ meida impulsiona com todo o gosto. Afinal aqui o atletismo representa mais do que uma simples corrida, trata­se também de bons lan­ çamentos e saltos certeiros, como aliás tudo na vida.
Centro Comunitário PIA II e desporto como intervenção
É também na Rua do Moinho que está pre­ sente o Centro Comunitário PIA II, criado em 1991. Este espaço actua em várias áreas so­ ciais, contribuindo para a promoção e melho­
ria das condições de vida da população e para o desenvolvimento local.
O Centro Comunitário PIA II faz inter­ venção com jovens através de várias vertentes, incluindo a desportiva. Ac­ tualmente o Espaço Jovem oferece duas atividades semanais gratuitas, aulas de dança e treinos de futsal e pontualmente têm vindo a apostar em outras modalidades como muai thay e capoeira. Durante as interrupções leti­ vas possibilitam ainda às crianças o contacto com andebol e natação.
“Consideramos o desporto funda­ mental em qualquer idade, mas princi­ palmente na adolescência, porque permite trabalhar questões como tra­ balho de equipa, o respeito pelo outro, a coesão e a responsabilidade”, refere Bruno Varela, animador sociocultural no centro, “para além de que é muitas vezes neste contexto que é reconhe­ cido aos jovens o seu talento, dando­ lhes auto­estima e auto­confiança, que lhes vai permitir serem olhados de ma­ neira diferente”.
No âmbito do acompanhamento so­ cial às famílias têm conhecimento de crianças atletas do Monte Kapa,, es­ cola de desporto que tem com o cen­ tro comunitário uma parceria no Projeto Monte D'Aventuras, programa de ocupação de tempos livres que acontece nas interrupções lectivas das férias escolares com crianças entre os 6 e os 11 anos.
Bruno Varela valoriza a importância de uma associação como a de Jaime Al­ meida no bairro, “o Monte da Caparica é uma zona com pouca diversidade desportiva, apesar de ter algumas co­ lectividades, a maioria não trabalha com esta área, por isso as poucas que o fazem são sempre uma mais valia, pois para além de promoverem o des­ porto, permitem que os jovens este­ jam mais ocupados e ajudam a combater certo tipo de comportamen­ tos”.
O animador sociocultural de 36 anos admite que residir num bairro social ainda pode ser considerado redutor, “infelizmente é um motivo de precon­ ceito, os jovens muitas vezes não são olhados pelas suas capacidades e com­ petências mas pelo facto de residirem aqui”. No entanto reconhece que as mentalidades estão a mudar e é tam­ bém nessa direção que trabalha o Cen­ tro Comunitário PIA II, “apesar desse estigma, existem na zona diferentes instituições que visam combater o mesmo, disponibilizando respostas e fazendo uma intervenção eficaz. Temos grandes referências no mundo da música e do desporto, que vieram de bairros sociais, por isso na interven­ ção desenvolvida no Espaço Jovem procuramos também fomentar o con­ tacto com estas figuras para demons­ trar que é possível romper com o estigma e vencer".
O desporto, para Bruno Varela, “ajuda a determinar objetivos e a tra­ balhar para alcançá­los, quando esta­ mos focados não nos desviamos daquilo que queremos atingir”. E afinal é disso que todos precisamos, no bairro ou fora dele. |
Notícias da Gandaia MAIO 2019 | HERÓI LOCAL 13
Escolha janelas eficientes, faça a opção certa!

Poupam energia Isolam do ruído Dão segurança São isolantes
VITOR PINHEIRO
INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALUMÍNIOS, LDA.
ALUMÍNIOS • PVC • VIDROS • ESTORES • INOX • FERRO
Assistência Técnica | Acompanhamento em Obra
Av. Movimento das Forças Armadas, 22-A 2825-370 Costa de Caparica
Tel. 212 918 180 - Fax: 212 918 189 Tlm: 965 398 867
geral@vpinheiro.com
www.vpinheiro.com
JANELAS EFICIENTES
Shaping the future


































































































   11   12   13   14   15